diretora-geral do Senado Jane de Araújo - Agência Senado/Divulgação

Concurso do Senado trará renovação ao quadro de servidores, diz diretora-geral

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Distrito Federal, DOU, FGV, processo seletivo, Senado Federal, servidores públicos

O edital do concurso foi publicado na última terça (23/8); As inscrições já estão abertas

Yasmin Rajab – A diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, comentou sobre a realização do concurso público do órgão. Segundo ela, a realização do certame deve promover uma renovação no quadro de servidores da instituição.

Ilana recorda que o último concurso do Senado foi aplicado há dez anos. “Toda organização precisa de uma renovação e de uma recomposição de quadros. Nós temos uma excelente experiência com o quadro de servidores que atualmente compõem o Senado, e vimos que era momento de renovar esse quadro”, comenta.

Após muita espera, o edital do concurso público do Senado foi finalmente divulgado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (23/8). O certame visa o preenchimento de 22 vagas imediatas nos cargos de analista legislativo, advogado, consultor e técnico legislativo.

Organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) o certame conta ainda com 992 vagas para a formação de cadastro reserva. As oportunidades são divididas entre diversas especialidades.

As inscrições já estão abertas, e os interessados podem se inscrever até o dia 21 de setembro, através do site da banca examinadora. Segundo Ilana Trombka, as nomeações devem ocorrer a partir do próximo ano.

“Parte desses editais tem uma etapa só, e parte tem mais de uma etapa. Cada edital pode ter uma data de finalização. Nenhuma delas ainda este ano. As 22 vagas que estão lá nominadas são obrigatórias. Além dessas, outras dependem da disponibilidade orçamentária e da vontade do órgão no decorrer desses próximos quatro anos”, esclarece.

As provas objetivas e discursivas serão realizadas em todas as capitais, e as demais fases do certame ocorrerão em Brasília. No dia 6 de novembro, serão aplicadas as provas objetiva e discursiva, para o cargo de técnico e analista, e a prova objetiva para o cargo de advogado e consultor. Já no dia 27 de novembro, será aplicada a prova discursiva somente para advogado e consultor.

A diretora-geral ressalta que as carreiras no Senado Federal “vão se sobrepondo e mudando” ao longo dos anos. Ela afirma que o concurso deve suprir uma carência de profissionais direcionadas a áreas específicas. Ela ainda ressalta que o concurso deve fazer a reposição de parte da demanda de novos servidores.

A realização do certame foi divulgada durante a gestão do senador Davi Alcolumbre (União), em 2019. O concurso acabou sendo suspenso devido a pandemia da Covid-19, e a retomada da preparação do processo ocorreu neste ano, pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Pacheco.

Todos os editais estão de acordo com a legislação relacionada à reserva de vagas para candidatos com deficiência e candidatos negros. Confira todos os documentos nos links a seguir: