imagem_materia Foto: Divulgação/Senado Federal Prédio Senado Federal Brasília DF

Concurso Senado: veja as disciplinas cobradas nos últimos certames

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Governo federal, Sem categoria, Senado Federal

O Senado Federal não realiza concurso público há 11 anos. Na última seleção as provas objetivas dos quatro editais tiveram em comum as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Conhecimento Específicos e Gerais

O concurso do Senado Federal é um dos mais aguardados. E, para a alegria dos concurseiros, foi retomado em 2022, com a oferta de 19 vagas. Os preparativos estão caminhando depressa. O órgão etá em fase de escolha de banca organizadora, recentemente foi encerrado o prazo para envio de proposta. O Senado Federal, em nota, informou que recebeu três propostas de empresas interessadas na organização do certame da instituição  e que e preposições foram abertas no dia 1º de julho.

Após a escolha da banca organizadora, o edital se torna iminente e deve ter data da publicação divulgada. “O cronograma das próximas etapas será definido após a contratação da banca examinadora e constará do edital de abertura do concurso público”, informa a instituição.

O Senado não realiza concurso público há 11 anos, na última seleção as provas objetivas dos quatro editais tiveram em comum as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Conhecimento Específicos e Gerais. Confira as disciplinas do último concurso da Casa:

Policial legislativo

Em 2011 foram ofertadas 25 vagas para o cargo. À época, o certame composto por  provas objetivas e discursivas, provas de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social e documental.

A prova objetiva foi composta por  70 questões de múltiplas escolhas com cinco alternativas e apenas uma resposta correta, cuja pontuação máxima de 120 pontos. Os itens foram distribuídos da seguinte forma:

  • Língua Portuguesa (20 questões com peso de 2 pontos cada uma);
  • Conhecimentos Gerais (10 questões com peso de 1 ponto cada);
  • Noções de Informática (10 questões com peso de 1 ponto cada);
  • Conhecimentos Específicos (30 questões com peso de 2 pontos cada uma).

Somente serão considerados aprovados os candidatos que alcançarem o mínimo de 50%  de aproveitamento do total de pontos de cada prova.

As provas escritas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, foram realizadas no mesmo dia das provas escritas objetivas. As provas discursivas foram desidentificadas e digitalizadas, e corrigidas em quantitativo de até 15 vezes o número de vagas ofertadas para cada especialidade. Na ocasião esta etapa foi constituída conforme o quadro a seguir:

Por fim, no teste de aptidão física, os candidatos submetidos a flexão de braço, abdominal, barra e corrida.

É válido também lembrar que as duas primeiras etapas foram aplicadas nas capitais de todos os 26 estados e do Distrito Federal. As demais etapas foram realizadas somente em Brasília-DF.

Analista legislativo

Para o cargo de analista legislativo foram ofertadas 142 vagas, sendo para as áreas de apoio técnico ao processo legislativo, apoio técnico-administrativo, controle interno, saúde e assistência social, instalações, equipamento, ocupação e ambientação de espaço físico, redação e revisão de textos gráficos, comunicação social e tecnologia da informação.

Os candidatos foram avaliados em duas etapas, sendo prova objetiva e discursiva, exceto para a especialidade de taquigrafia foram submetidos também a uma prova prática.  A primeira etapa, ofoi constituída por 80 questões de múltipla escolha com a seguinte divisão:

  • Língua Portuguesa – 20 questões;
  • Conhecimentos Gerais – 10 questões;
  • Língua Inglesa – 10 questões;
  • Conhecimentos Específicos – 40 questões

Somente serão considerados aprovados os candidatos que alcançarem o mínimo de 50% (cinquenta por cento) de aproveitamento do total de pontos de cada prova. Já a prova discursiva foi constituída por  uma redação e uma questão discursiva. A pontuação máxima era de 40 pontos.

Consultor

Na ocasião foram ofertadas 9 vagas para diversas especialidades. O certame foi constituído por três etapas, sendo a primeira a provas escritas objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, com distribuição conforme o quadro a seguir:

A segunda etapa foi constituída de provas escritas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, aplicada apenas aos candidatos aprovados na primeira etapa. Este exame foi composto por

  • Dissertação
  • Resumo
  • Tradução (inglês para português)
  • Tradução (espanhol para português)
  • Parecer (todas as subáreas, exceto subárea de Pronunciamentos) e Discurso (apenas para a subárea de Pronunciamentos)
  • Questão dissertativa (todas as subáreas, exceto subárea de Pronunciamentos) e Discurso (apenas para a subárea de Pronunciamentos)

Avaliação de Títulos, foi a terceira etapa. Ela possuiu caráter apenas classificatório e aplicada apenas para os candidatos na etapa anterior.

Técnico

O concurso público que visava ao preenchimento do cargo de Técnico Legislativo, nas diversas áreas/especialidades ofereceu 84 vagas. O certame foi constituído pela etapa de provas escritas objetivas de múltipla escolha e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. O exame conteve 70 itens e pontuação máxima de 120 pontos. As disciplinas que compôs a prova foram:

  • Língua Portuguesa (20 questões com peso de 2 pontos cada uma);
  • Conhecimentos Gerais (10 questões com peso de 1 ponto cada);
  • Noções de Informática (10 questões com peso de 1 ponto cada);
  • Conhecimentos Específicos (30 questões com peso de 2 pontos cada uma).

*Estagiária sob supervisão de Mariana Fernandes