Novidades de Brasília

Publicado em Sem categoria

Bons ventos voltam a soprar no circuito gastronômico da cidade. Como se anjos tivessem espantado a crise, a normalidade está retornando com novos investimentos no setor, a saber:

Dudu, Gustavo Santos e Manuelzinho Pires, sócios do Lisboeta
Dudu, Gustavo Santos e Manuelzinho Pires, sócios do Lisboeta

1 – Lisboeta

Não há como não evocar as bonitas palavras com as quais a fadista Amália Rodrigues descreveu sua terra natal ao se deparar com o mais novo restô da cidade: Lisboeta. Fica na Quadra 5 do Setor de Autarquias, no térreo de uma das torres do Centro Empresarial CNC, e é mais uma criação de Manuelzinho Pires, desta vez, em parceria com o filho Eduardo. Assim a Família Pires — cada qual tem o seu restô –, Manuelzinho, o Tejo; Natividade, o Dali Camões e agora o rebento se alia a Gustavo Santos (ex-Brasil 21), e sócio no Tejo, para tocar a casa de comida portuguesa, com certeza.

“A ideia é oferecer no sistema de comida por quilo a boa culinária portuguesa de tradição caseira e com o mesmo gosto e os mesmos temperos usados no Tejo”, anuncia Manuelzinho, autor do cardápio da casa, que abrirá as portas segunda-feira, só para almoço. O projeto é bastante ambicioso, pois consta de um enorme salão com 270 lugares. Funcionará de segunda a sexta-feira e nos fins de semana, poderá ser locado para eventos.

Bacalhau sempre

O Lisboeta está para o Tejo, assim como o Da Silva, no Rio de Janeiro, atualmente com quatro lojas, esteve para o hoje extinto Antiquário (de onde veio Manuelzinho), isto é, o braço jovem da cozinha lusitana com preço mais popular. Lá como aqui, o bacalhau será um prato fixo. “São tantas e tão variadas as receitas (espiritual, Gomes de Sá, lagareiro, bacalhoada) que todos os dias o bacalhau estará no bufê”, promete o chef português.

Outro prato fixo será o arroz de pato, que disputará a preferência do comensal com uma grande variedade de peixes e outras carnes, como o picadinho bovino e o pernil à moda portuguesa. Assado no vinho tinto com tomate, louro e cebola, o suíno ainda recebe o pimentão da horta, receita típica que moe o vegetal, aberto e temperado de um dia para outro, até se transformar numa massa pastosa usada como tempero.

O bufê estará aberto no horário das 11h30 às 14h30, mas até o fim da tarde, a casa funciona como lanchonete. No menu, pastéis, croquetes e o famoso sanduíche português de filé bem temperado chamado prego. Telefones: 99133-4767 e 99907-1661.

2 – Steakbull

Depois de uma acirrada concorrência pública, na qual participou até o grupo que detém o Italy, em São Paulo, o espaço do Clube de Engenharia que abrigava o Porcão já tem novos arrendatários. Roberto Oliveira, próspero empresário de Taguatinga, dono de academias de ginástica e outros negócios na área da banda larga, venceu a licitação e batizou de Steakbull, o novo rodízio de carnes que deverá funcionar a partir do dia 11 de novembro, com frutos do mar e sushi.

foto18
Deliciosos sabores asiáticos no menu do Taj Bar

foto17

foto 19

 

3 – Taj Bar

Mais de dois milhões de reais estão sendo gastos na reforma para colocar de novo a casa nos trinques. Além de churrascaria, Steakbull vai dividir ambiente com uma operação de comidinhas asiáticas, o Taj Bar, badalada grife sulista, que ocupará a área reservada com abertura para uma grande varanda. Assim, a combinação de três especialidades gastronômicas atendem o desejo do Clube de Engenharia, que sempre quis diversificar o espaço, destaca o administrador Helio Fausto, além de satisfazer os órfãos do Porcão, que encerrou a operação no último dia de 2015.

Trata-se do primeiro endereço da franquia fora da região Sul. Com lojas em Curitiba, Balneário Camboriú, Londrina e Foz do Iguaçu, o Taj Bar-restaurante tem sido eleito pelos guias locais como o melhor bar da capital do Paraná. Ele traz na ambientação e na carta de bebidas e comidinhas influências culturais de países da Indochina, como Tailândia, Laos, Índia e Camboja.