Batizada de Bonn App, a plataforma reúne os cardápios de estabelecimentos de 13 cidades brasileiras; A capital federal conta com a maior representação de restaurantes cadastrados
O Distrito Federal é considerado o terceiro polo gastronômico do Brasil. Esse título está entre as motivações para que a capital federal tenha sido o local de origem do Bonn App, a recém-lançada rede social que promete facilitar a experiência gastronômica do usuário. Definida pelo fundador e CEO Isaac Martí como “um cardápio de cardápios”, a plataforma reúne em um único local informações sobre restaurantes brasileiros. É uma espécie de catálogo digital que pode ser acessado por modalidades, como kids friendly, carne e veganos.
“Basicamente, são todos os restaurantes na palma da mão. É toda a esfera gastronômica e cultural – tudo que acontece – a um clique em tempo real ali, onde o usuário estiver. Faltava um espaço virtual onde a gastronomia pudesse ser representada em 360º, com todos os seus benefícios. Todos vão poder se beneficiar de todo o conteúdo: conhecer os pratos, o lugar e a proposta cultural. Só falta a gente colocar a colher dentro da boca. É a única coisa que a gente ainda não consegue fazer”, afirma, entre risos, Martí.
Filho de donos de restaurantes, o espanhol radicado em Brasília há oito anos conta que a rede social visa ocupar um espaço no mercado e, no caso da capital federal especificamente, para resolver uma questão da arquitetura particular da cidade – observada por ele, que tem a arquitetura como primeira formação.
“Hoje todos os aplicativos que existem estão voltados para o consumo em casa, mas 75% das vendas dos restaurantes ainda acontecem no local”, diz. “Aqui em Brasília ainda se tem uma particularidade, que é o urbanismo. É difícil você ir ao centro para encontrar um restaurante. Tudo isso dificulta a descoberta gastronômica. Nesse sentido, o Bonn App é uma ferramenta que ajuda muito”.
Brasília é a capital com mais estabelecimentos cadastrados – já são mais de 50 parceiros pagantes, sem contar os locais inseridos no app gratuitamente. Além disso, o aplicativo conta com representações em outras 12 cidades, entre elas Goiânia, Salvador, São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Mais do que uma experiência para os clientes, o Bonn App é uma plataforma pensada para os proprietários de restaurantes e estabelecimentos gastronômicos. Isso porque a plataforma conta com um espaço direto para que os usuários registrem opiniões – tanto positivas, quanto negativas – de forma particular, dando oportunidade para que os locais possam lidar com o feedback.
Bonn App está disponível gratuitamente para iOS e Android. Para os usuários, a experiência é gratuita e prevê um programa de fidelização. Para restaurantes, há duas modalidades: Free, que oferece até 10 fotos publicadas e acesso básico às funcionalidades; e Pro (R$ 34,90, promocional, e R$ 49,90), em que os restaurantes podem publicar até 100 imagens, usar os stories de forma ilimitada e contratar conteúdos patrocinados. Informações: https://www.instagram.com/_bonnapp/.