CBPFOT150520180101 Crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A. Press. Brasil. Brasilia - DF. Favas Contadas. Conteiner La. Mê faz sua estreia no MimoBar na 105 norte, com comida asiática do chef Rafael Massayuki.

A Ásia num contêiner: Sansei Rafael Massayuki desenvolve menu do La.Mê

Publicado em Sem categoria

O que faz um chef que já tem muito trabalho? Arranja mais um. Isso se aplica a muitos profissionais inquietos, que tem paixão por elaborar sabores, como o sansei Rafael Massayuki, 35 anos, chefe de cozinha da Embaixada da Suécia e sous-chef nos eventos privados do Aquavit, que acaba de incorporar mais um compromisso em sua agenda. Ele aceitou convite para desenvolver o menu e supervisionar o La.Mê, um contêiner dedicado à comida asiática de rua, que abrirá suas portinholas sábado, dia 26.

Brasília tem food trucks servindo comidas asiáticas específicas, como a japonesa, chinesa e tailandesa. “Mas, pela pesquisa que fizemos, esse será o primeiro contêiner a trafegar por países do Sudeste Asiático, como Tailândia e Vietnã, do subcontinente indiano e mesmo do extremo Oriente, como China e Japão”, pontua o produtor cultural e empresário Sandro Biondo, criador do projeto.

Menu enxuto

Crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A. Press
Crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A. Press

O contêiner está sendo montado perto de outros existentes no minicomplexo denominado Contém, inaugurado há um ano com o MimoBar, no terreno ao lado do Bloco C, da 105 Norte. Ao optarem por Massayuki para comandar as tigelas, Sandro e seus sócios batizaram a empreitada de La. Mê numa referência livre a lámen, prato típico chinês popularizado no Japão.

Por ter uma preparação demorada devido à grande variedade de ingredientes, o lámen e outras sopas de inverno serão servidas mais adiante, explicou o chef, para quem “o cardápio tem uma pegada pop up, ou seja, intermitente”.

Na estreia, você vai encontrar curry de frango com arroz; curry vegano de grão- de-bico e biomassa de banana verde, também acompanhado de arroz aromatizado e gyoza suíno e vegetariano de bardana e shimeji, escoltados de molho especial do chefe, que pretende renovar o cardápio a cada 45 dias. O próximo vai trazer pad thai, o mais típico prato tailandês com talharim de arroz, camarão e vegetais, servido tanto em barracas de rua como nos restaurantes.

Os pratos terão o preço único de R$ 25. Funciona quinta e sexta-feira, das 18h à 0h; sábado e domingo, das 16h à 0h.