linguini Linguine de chocolate ao molho de champanhe, kiwi e gorgonzola com camarão à provençal do menu italiano

Fora do campo sabores italianos e britânicos se encontram na mesa

Publicado em restaurantes italianos

Britalian Night deixa a rivalidade futebolística de lado e une as gastronomias italiana e britânica. Jantar será sábado, no Luigi Trattoria

Inaugurado há menos de um mês no Complexo Brasil 21 (piso térreo do Bloco A), o restaurante de alma italiana Luigi Trattoria se prepara para realizar, em grande estilo, a primeira degustação de sabores da alta gastronomia que contemplará também a cozinha inglesa. Se no futebol, as duas forças competiram segundo o esquema um ganha o outro perde, na mesa será diferente: pura integração no evento denominado Britalian Night, que será realizado sábado, 17 de julho.

O chef da casa, Edilson Oliveira, dividirá as caçarolas com o chef do The Queen´s Place Greenhouse, Pedro Henrique Batista, especialmente convidado para uma atuação a quatro mãos, na qual executam menu de oito etapas, que “promete um passeio pelos sabores da gastronomia italiana e inglesa”, assegura o titular do Luigi. Ele próprio responsável pelas entradinhas de polenta frita com ossobuco ao molho de vinho tinto e ravióli recheado de funghi à amalfitana. Na taça, espumante Antica Terra.

Edilson Oliveira e Pedro Henrique Batista

Já o chef do restô inspirado no estilo vitoriano, que ocupa bonita loja na QI 21 do Lago Sul, optou por dois clássicos: croquete de carne e fish and chips (peixe empanado com batatas fritas) regados com espumante 1913 Brut Rosé.

Competição deliciosa

cappelletti in brodo do menu italiano

No principal, a pegada italiana vem com três atrações, a partir de uma criação de Edilson: linguine de chocolate ao molho de champanhe, kiwi e gorgonzola com camarão à provençal e espaguete ao vôngole. Entre um e outro, cappelletti in brodo. Os pratos serão harmonizados com um ótimo Chianti DOCG da vinícola Sensi, de Orvieto, uma das mais recentes aquisições da importadora Del Maipo, que assina a carta.

O sabor inglês será defendido por um frango, cuja receita original é disputada tanto pela região do Punjab indiano, como por Glasgow, na Escócia. Chama-se chiken tikka masala e vem com molho picante de cardamomo, creme de leite, garam masala e outros temperos harmonizado com o português 1808 Colheita Beira Interior DOC. O segundo prato é um salmão com molho de uvas escoltado pelo Tempranillo Castillo de Montearagon Reserva.

O duelo entre os chefs só termina quando eles deixarem o comensal vencido pelo prazer, que ao final invade o reino da doçura. Do lado inglês, um clássico que leva o nome do Eton College, famoso colégio britânico, onde a sobremesa foi mencionada pela primeira vez em 1883, certamente para deleite dos alunos, afinal quem não ama morangos, merengue e chantilly, oferecidos numa bela taça?

É claro que o combatente italiano não perderia a chance de apresentar os dois mais importantes troféus da doçaria do país da Bota: cannoli sicilianos e tiramisù com um bom Porto: Valriz Tawny. O banquete sai por R$ 300 individual, mas se você for em dupla, fica em R$ 500 por casal. Reservas pelo WhatsApp: 99336-4450.