chefs ' Crédito: Fartura/Divulgação. Chefs Kaká Silva, Rosario Tessier e Thiago Paraíso

Festival Fartura começa sexta em cinco endereços e on-line

Publicado em Sem categoria

Para quem tem na gastronomia um de seus maiores prazeres, chegou o aguardado Festival Fartura do Brasil, cuja edição 2020, focada em extensa programação on-line, terá também ações presenciais — participam cinco restaurantes locais –, não deixando a desejar se comparado a anos anteriores, quando, em 2019, chegou a atrair 90 mil pessoas, em nove cidades: Brasília, Belo Horizonte, Belém, São Paulo, Fortaleza, Tiradentes, Conceição do Mato Dentro, Porto Alegre e Lisboa.

Pela primeira vez, o evento se realiza de forma simultânea em todas as regiões brasileiras sexta-feira (11/12), sábado (12) e domingo (13) e conta com chefs, ingredientes, produtos e produtores do país inteiro. São mais de 50 horas de conteúdo on-line entre dicas, receitas, lives de empreendedorismo, shows de música e teatro.

Impedido de reunir o público em áreas de lazer e ao ar livre por conta da pandemia, o Festival Fartura Gastronomia Du Brasil optou por uma plataforma que privilegia as duas principais características: brasilidade e fartura da gastronomia brasileira. “Este será um grande marco para o projeto que, em um ano de pandemia mundial, conseguiu estar presente no Brasil inteiro, criar condições reais entre todas as pontas da cadeia gastronômica e levar isso ao público. Seja em forma de conhecimento, seja por meio de experiência”, explica Rodrigo Ferraz, diretor geral da Plataforma Fartura.

Menu Du Brasil

Crédito: Fartura/Divulgação. Chefs Marcelo Petrarca e Diego Badra

Tendo como conceito “da origem ao prato”, 30 chefs de todas as regiões brasileiras se encontraram em Belo Horizonte e formaram duplas para desenvolver um cardápio a quatro mãos, que será executado por eles neste fim de semana. Em Brasília, você poderá participar do festival nos restaurantes Aroma, onde Ronny Peterson serve os pratos concebidos com o colega mineiro Matheus Paratella; no Ouriço será possível experimentar o menu de Thiago Paraíso com o paraense Paulo Anijar; já o chef Diego Badra desenvolveu menu com o cearense Marco Gil para ser oferecido em seu restaurante de nome Conca; a premiada chef gaúcha Natalia Tussi fez dupla com Rosario Tessier para servir em Porto Alegre e aqui na Trattoria Da Rosario o menu concebido por eles; e Marcelo Petrarca servirá no Bloco C, os pratos criados com a paulista Mara Salles.

Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press. Prato concebido por Rosario e Natalia

Para reforçar o conceito que permeia o projeto foram escolhidos ingredientes típicos de cada cidade para compor os cardápios dos chefs que as representam, como o baru, produto nativo do cerrado, simboliza Brasília, enquanto a rapadura, Fortaleza; jabuticaba, Belo Horizonte; e mandioca, Belém. São Paulo foi representado pela banana e Porto Alegre, pelo azeite. Durante a execução do menu, todos os pratos foram registrados para que o público possa conferir o conteúdo no site do Projeto Fartura, durante o festival: www.farturabrasil.com.br.

Nos cinco restaurantes da cidade, os preços são fixos: R$ 120, menu individual e R$ 290, a caixa para duas pessoas no delivery, em formato pré-cooking.