CBNFOT161020170731 Zuleika Lenzi/Divulgação. Sentadas: Isadora Marar e Simone Garcia. Em pé: Adriana Lima, Anamaria Rossi e Cynara Menezes.

Evento com chefs mulheres convidadas comemora dois anos do Jámon Jámon

Publicado em Sem categoria

Tapas, toros, tempranillo; flamenco, fiesta, siesta; pata negra, sangria, gazpacho. A Espanha não se resume aos seus ícones. Apêndice do continente europeu, ela é maior que suas fronteiras, graças aos enclaves no Mediterrâneo. Daí a forte presença de frutos do mar na culinária espanhola.
Um pouco dessa enorme variedade gastronômica você vai poder experimentar nos pratos elaborados por quatro mulheres que atenderam à convocação da chef Simone Garcia para comemorar os dois anos do Jamón Jamón, o simpático bistrô instalado na 109 Norte, de frente para a área residencial.
Por quatro noites — 8, 14, 22 e 25 de novembro —, a partir das 19h, serão servidos menus especiais ao preço fixo de R$ 58. “A ideia é abrir espaço para profissionais e amadores apresentarem suas receitas transformando o Jamón Jamón também em espaço de diálogo entre culturas gastronômicas”, explica a fundadora, que é jornalista e chef.

Como em família

Créditos: Zuleika Lenzi/Divulgação. Ceviches da chef Adriana Lima para evento no Jamón Jamón.
Créditos: Zuleika Lenzi/Divulgação. Ceviches da chef Adriana Lima para evento no Jamón Jamón.

Chama-se Guapas y tapas o projeto que vai reunir as chefs Isadora Marar (quarta-feira, 8) e Adriana Lima (sábado, 25 de novembro) e as cozinheiras e pesquisadoras gastronômicas Anamaria Rossi (quarta-feira, 22 de novembro) e Cynara Menezes (próximo dia 14, terça). “Conheço e admiro o trabalho de todas elas e propus esse encontro, que lembra um pouco as cozinhas de casa de família, que se animam com o bate-panelas de filhas, primas e irmãs em dia de festa”, diz Simone.
Isadora Marar, a primeira das quatro, fiel à origem jordaniana da avó, prepara um menu árabe com pegada espanhola. Além de consultorias, a chef ministra aulas de cozinha e, aos sábados, participa da feirinha da Grand Cru. Ela vai servir no dia 8 bocaditos de feijão branco recheados com chouriço espanhol, cuscuz marroquino de cordeiro com molho de iogurte e ervas frescas e musse de chocolate com café e cardamomo. Todos os cardápios começam com chupito, drinque de boas vindas.

Carne de lata

A jornalista baiana Cynara Menezes se inspirou em pesquisas da cozinha latino-americana, durante viagens ao México e ao Peru, para criar o menu em forma de tapas e pinchos com temperos semelhantes aos usados na Bahia. Ela servirá quadrados de tapioca com siri e molho de pimenta; tostones de banana, guacamole, ceviche de camarão e cream sour; gazpacho portorriqueño e tacos de costelinha de porco com vinagre de manga. De sobremesa, creme mármore com calda de ameixa.

Créditos: Zuleika Lenzi/Divulgação. Pães de queijo e quitutes de Anamaria Rossi para evento no Jamón Jamón.
Créditos: Zuleika Lenzi/Divulgação. Pães de queijo e quitutes de Anamaria Rossi para evento no Jamón Jamón.

Recém-chegada de Barcelona, onde concluiu formação de chef a jornalista, Anamaria Rossi (por oito anos trabalhou no Correio e encantava os colegas que tinham o privilégio de confirmar seus dotes culinários) mesclou influências culinárias na proposta de pão de queijo com jamón; carpaccio de vegetais com pesto de manjericão e castanha-do-brasil; peixe de rio com banana-da-terra e especiarias e angu com carne de lata acebolada e geleia de pimenta. De sobremesa, surpresa de limão.
A brasiliense Adriana Lima, que conclui gastronomia no Iesb, também é designer em botânica. Ela tem uma grife de confeitaria — Lima Flour&Flower — cujos doces valorizam as frutas brasileiras. A chef encerra o projeto dia 25 de novembro com ceviche; camote; tortilla de choclo; empanadinho de peixe; gaspacho andaluz e sobremesa de três leites. Reservas pelo telefone 3032-2595 ou 98111-6618 (WhatsApp)