Coxinha “sem massa”…

Publicado em Sem categoria

Tem coisa melhor durante uma viagem que parar à beira da estrada, esticar as pernas e tomar um cafezinho restaurador? Se for no caminho da Chapada dos Veadeiros, destino predileto de nove entre 10 brasilienses nessa época do ano, tem sim. Na Lanchonete Portugal, Km 90 da rodovia GO-118, há um quitute, que já se tornou famoso — a coxinha sem massa.

“Aqui pararam (Reynaldo) Gianecchini, Mauro Mendonça (ator e diretor da Globo) e Maria Paula (apresentadora e atriz)”, conta orgulhosa dona Fernanda, mulher do seu José Maria Henriques, que há 46 anos tocam a lanchonete, próxima a São João da Aliança, à margem da rodovia estadual.

…E sem farinha

 

16/07/2016. Crédito: Erika Reis/Divulgação. Brasil. Brasília - DF. Coxinha sem recheio de José Maria Henriques e Dona Fernanda da Lanchonete Portugal, no KM 90 - caminho da Chapada dos Veadeiros.
Crédito: Erika Reis/Divulgação

“Quase todas as coxinhas têm muita massa e pouco recheio. A nossa tem muito recheio e pouca massa”, diz o simpático português, que tem o mesmo nome do fundador da Escola de Sagres. Na receita não vai farinha de trigo, explica a mulher, que prefere usar no recheio a carne desfiada do frango de granja. “A de frango caipira é muito dura”, observa dona Fernanda.

Além da coxinha, outro petisco gostoso são os risoles. Podem vir recheados de queijo ou de carne. Todos saem por R$ 3, cada um. O cafezinho é de graça. Agora que está residindo na capital, Maria Paula vai quase todos os fins de semana para a propriedade rural que adquiriu na Chapada, entre Alto Paraíso e São Jorge. “A gente para no ‘Português’ na ida e na volta”, diz Fabiana Fidalgo, sobrinha de Maria Paula, que a acompanha. “Pra quem gosta, recomendo colocar uma pimentinha, que é bem forte”, diz Fabiana.

Outra contumaz frequentadora do Parque Nacional, que se estende sobre 60 mil hectares da Chapada dos

Veadeiros, é a chef Mara Alcamim, proprietária do restaurante Universal Diner. “Sou fã de coxinha e sempre procuro a perfeita”, diz a chef, que elogia a do Jerivá e a da Casa dos Biscoitos Mineiros. “Para meu paladar, a da lanchonete Portugal tinha de ser mais úmida e ter mais massa”. Gostos diferem!