CBNFOT250120170195

Conheça a história da chocolatière Renata Diniz

Publicado em Sem categoria

Não foi fácil para Renata Diniz, especialista em direito tributário, largar a profissão bem-sucedida num grande escritório de advocacia de São Paulo, para fazer doces. Aos 35 anos, abandonou a banca, fez cursos de gastronomia em Campinas durante dois anos, e veio para Brasília, onde montou um bufê que há três anos oferece sobremesas para restaurantes, bistrôs e outros bufês. Em janeiro, ela abriu a Renata Diniz Chocolatier, a própria confeitaria na 410 Sul, Bloco C, loja 5 e esta semana assinou contrato com a Inframerica para fornecer doces à sala VIP do Aeroporto JK.

 

CBNFOT010520171792

“Foi a decisão mais difícil da minha vida e a mais acertada também. Hoje, trabalho com o que eu amo. Para mim, a confeitaria é tão prazerosa que não parece trabalho e, sim, uma terapia”, declara a chef pâtissière, que conquistou prêmios importantes. Obteve o primeiro lugar no Interiga (Instituto de Gastronomia da América) São Paulo e o terceiro, no nacional, em 2012.

Frutas brasileiras no Itamaraty

 

Liana Sabo. Doces da Renata Diniz Chocolatier.

Entrar na Renata Diniz Chocolatier é como um sonho. Tudo é bonito, impecavelmente arrumado e cheira bem. É nesse cenário que ela recebe as noivas para escolherem os doces das bodas. O menu reúne mais de 30 tipos de doces finos, diversas opções de tortas, minitortas e verrines, além de bolos especiais para festas. Há uma grande variedade de maquetes para casamentos.

Bombom de morango com champanhe é um dos doces que fazem o maior sucesso, além do brownie bem-casado, do crème brûlée e das verrines de chocolate belga. “Nossa produção é toda artesanal, eu tenho o controle de tudo, desde a seleção dos produtos até a finalização dos doces e também da qualidade”, explica Renata, responsável pela confecção de sobremesas dos almoços e jantares oferecidos no Itamaraty.

No Palácio dos Arcos, como é o nome do edifício-sede da chancelaria brasileira, os doces mais pedidos são de frutas tropicais, como compota de mamão verde, goiaba, musses de cupuaçu e de manga, além do pavê de brigadeiro belga e do papo de anjo com baba de moça.

Harmoniza com o quê?

Liana Sabo. Rogério Santos e Renata Diniz.
Liana Sabo. Rogério Santos e Renata Diniz.

Um dos diferenciais da casa é proporcionar degustação de doces harmonizados com bebida. Para isso, Renata fez parceria com a vinícola gaúcha Perini, representada na cidade pelo sommelier Rogério Santos. É ele quem comanda a prova na qual as noivas decidem o que servir em seu casamento. “A harmonização se faz por contraste ou por semelhança”, ensina Rogério.

Por exemplo: o Prosecco vai muito bem com o camafeu de nozes; o Moscatel rosé Aquarela com os minibolos red velvet, enquanto o vinho branco licoroso Éden casa com a trufa de chocolate. Na confeitaria, você apenas experimenta os sabores porque os doces são vendidos por encomenda. Assim, se quiser homenagear a mãe no dia 14, terá chance de pedir antes, ou então, poderá adquirir algumas unidades produzidas pela chef na Padaria da Corte, que fica abaixo da loja. Telefone: 99605-7778.

 

Liana Sabo. Vinhos da Renata Diniz Chocolatier. Harmonização com docinhos.