Se alguém tinha alguma dúvida sobre o que o brasiliense mais gosta de comer, basta dar uma olhada nas novidades do mercado. Verá, então, que quem mantém o consumo aquecido é o apreciador de carnes. Apresentadas em diversas formas, pode-se dizer que este foi o ano não só dos búrgueres, mas também dos cortes de primeira.
Por obra da coincidência, a cidade ganha hoje dois novos endereços: Bartô Express, no Deck Brasil (QI 11) e B de Burger, na 402 Sul. Embora em nada lembre um açougue, a primeira marca traz os melhores cortes de carnes nobres e selecionadas produzidas pela Feed. Já a segunda, é uma hamburgueria carioca que usa carne de gado Angus 100% certificados com molhos frescos preparados diariamente sem conservantes.
Nada convencional
Engenheiro agrônomo pertencente à quinta geração de fazendeiros em sua família, Pedro Merola levou anos pesquisando o que há de melhor no campo para levar ao consumidor final. Até conquistar importantes prêmios, como o de melhor açougue e de melhor carne conferidos por publicações paulistanas. Essas são as principais credenciais do empresário mineiro de Uberaba, que há três anos fundou, no Itaim Bibi (Rua Mário Ferraz 547), o Feed Açougue de Produtor, uma loja de 360m² com fachada envidraçada e decoração com madeira clara.
É de lá que virão porcionados os cortes de Red Angus, Bonsmara ou Wagyiu, numa parceria entre Pedro Merola e João Paulo Araújo, cujo pai, Pedro Vasco, há 13 anos já conta com a colaboração do jovem pecuarista no agronegócio no Centro-Oeste. “Vamos oferecer os principais cortes exclusivos da Feed, como filé fletiron (maminha), prime steak (acém) e muracha, uma picanha que derrete na boca”, adianta João Paulo, proprietário do restaurante Bartolomeu.
Entrega em casa
“Não existe casa no Lago Sul sem que tenha uma churrasqueira”, justifica o empresário que promete fazer a entrega do produto mediante delivery pedido por meio de aplicativo. Com as carnes, ele espera também entregar vinhos, já que conta com uma das adegas mais sortidas da cidade. Há exemplares da Adega Alentejana, como Pêra-Manca; da Interfood, como o champanhe Taittinger; da Cantú, como o Brioso de Susana Balbo, além dos rótulos chilenos da Concha y Toro, com todas as safras de Don Melchor.
Você poderá beber o seu vinho na própria loja (capacidade para 20 lugares), cujo projeto assinado por Priscila Machado se inspira “no casamento entre a decoração da Feed com a releitura de lojas de vinhos suíças, que usam as caixas de material sustentável como prateleiras.”
Na degustação, estão previstas empanadas e alguns petiscos, além de queijos também vendidos na loja. Tomará conta do negócio Wellington Ceará, que há 11 anos trabalha como maître executivo da matriz do Bartolomeu, de Goiânia. Bartô Express funciona de terça a sábado, das 10h às 23h e domingo, das 10 às 17h. Telefone: 3442-1169.
Hambúrguer defumado
O B de Burger nasceu no Rio de Janeiro com receitas caseiras, que se desenvolveu mediante pesquisas nos Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra até obter o padrão artesanal de qualidade e sabor. O diferencial da grife é a grelha portuguesa de cerâmica, cujas lâminas simulam a brasa de carvão, dando sabor defumado, responsável pela enorme aceitação. O hambúrguer que dá nome ao negócio (R$ 36), de costela bovina, cheddar, maionese de bacon e cebola caramelada na cerveja escura, é servido no pão macio de batata-inglesa. O B, de Bárbaro (R$ 41) reúne o blend da casa envolto em trama de bacon, além de cheddar, alface e maionese de pesto no pão de cerveja escura.
A mania pelo sanduíche incrementado não deixa de fora os vegetarianos, uma nação que a cada dia se torna mais numerosa. É só substituir o bife de carne moída — peça central da iguaria — por algum sucedâneo, como shiitake, por exemplo. Na versão do B, de Burger, sai por R$ 36. Outra alternativa é com peito de frango empanado (R$ 26) marinado na cerveja, além de cachorros-quentes.
Surgida há dois anos em Ipanema, a grife carioca inaugura em Brasília a primeira unidade fora do Rio de Janeiro, onde há outra loja no complexo Vogue Square, na Barra. Com projeto assinado pelo arquiteto Otávio De Sanctis, a loja brasiliense de 200m² dispõe de 100 lugares na área interna e externa.