aniversario_chefs

Comidinhas ao pôr-do-sol assinalam o niver da cidade

Publicado em Matéria

Pela segunda vez, o aniversário de Brasília ocorre em plena pandemia. Por isso as comemorações estão limitadas a poucas pessoas, pelo menos no setor de bares e restaurantes, que desde o ano passado vem enfrentando o abre e fecha, uma prática prejudicial ao funcionamento das casas, mas necessária na contenção do vírus.

Pensando nas implicações da quarentena, o restaurante Norton idealizou um evento que reúne o que a cidade tem de mais lindo – o pôr-do-sol – com o que o brasiliense adora: a gastronomia.

Na tarde de quarta-feira, a partir das 17h, apenas 60 pessoas terão acesso ao heliponto do Meliá Brasíl 21 para apreciar uma das melhores vistas da cidade e degustar comidinhas de qualidade. Os chefs da casa Myriam Carvalho e Victor André convidaram dois colegas Vinicius Rossignoli e Edilson Oliveira (cotados a assumir a chefia de outras operações do conglomerado) para participar da preparação do cardápio feito com ingredientes da região, valorizando o bioma e os sabores do Cerrado.

No menu típico de coquetel, há espetinhos de ribeye (corte da costela) e de legumes (quiabo, tomate, abobrinha, berinjela) além de cogumelo sobre farofa de alho; croquete de carne servida com maionese defumada; anel de linguado e camarão com molho tártaro de maracujá; semifredo de banana e amêndoas ao toffe de amareto. O delicioso cardápio ainda conta com coxinha de abóbora com requeijão moreno; purê de mangarito com filé ao molho de buriti; ravióli de peras, baru e grana padano ao molho branco; focaccia com pimenta rosa; risoto com ragu de funghi, nhoque ao molho de manteiga e sálvia em crosta de presunto, além de sobremesas de cannoli e pudim de cumaru com praliné de baru e espuma de café.

O espumante 1913 Brut e drinques com frutas do cerrado serão os responsáveis pelos bons goles no pacote que sai por R$ 150 por pessoa. Reservas são absolutamente necessárias e poderão ser feitas pelos números 3218-5550 e 98228-2121 (WhatsApp).

Folhado do cerrado

Cardabelle, a padaria aberta há três anos na 403 Norte, produz diariamente baguetes, rabanadas, massas folhadas, brioches e
pães diversos segundo as técnicas de fermentação natural, mas só na quarta-feira, estará disponível uma iguaria em homenagem ao
aniversário da cidade. Trata-se do Folhado BSB 61, espécie de financier, biscoito típico da confeitaria francesa, mesclado à castanha de baru do cerrado, que combina ainda o sabor sutil e delicado da framboesa com chocolate no recheio. Sai por R$ 16,50 a unidade.

Quem quiser garantir a disponibilidade do folhado no dia do aniversário da cidade, poderá encomendá-lo antes de quarta-feira. “Ao combinar algo tradicional francês, que é o biscoito financier, com algo típico do cerrado, como o baru, escolhi misturar sabores frutados com a acidez delicada da framboesa, o chocolate, porque vejo Brasília como esse lugar onde linhas delicadas abrigam um povo forte e com raízes do país inteiro”, explica o chef pâtissier Benoît Rataboul, autor do lançamento.

A casa de inspiração francesa já lançou produtos com ingredientes brasileiros antes. “Neste aniversário, porém, quis fazer algo mais especial porque estamos precisando celebrar cada dia, reforçar nossas raízes, para enfrentar tempos difíceis”, comenta o mestre padeiro. Telefones: 3033-6684 e 9226-5084.

Brinde de mexilhões

No horário de funcionamento presencial, das 11h às 21h, o restaurante Sagrado Mar (QI 17, Lago Sul), comandado pelo premiado
chef Marco Espinoza, presenteia os clientes com uma iguaria muito apreciada no cardápio da casa: Mexilhões gratinados. O mimo representa as boas vindas da grife em comemoração ao aniversário da cidade e vigora durante o mês de abril. Telefone 3202-3256.