CBNFOT151020190250 2019. Crédito: Rômulo Juracy/Divulgação. Favas Contadas. Momento Speciale Café do Sítio. Prato do Dom Francisco.

O café chega a alta gastronomia

Publicado em Sem categoria

Nada harmoniza tão bem com carne, seja bovina, seja suína, que um molho à base de café especial, aqueles grãos de alta qualidade que, ao se misturarem, adquirem sabor incomparável em cada blend. Por isso, a combinação está presente em diversas preparações desenvolvidas para o festival do Café do Sítio que realiza, pela segunda vez, o Momento Speciale. Dele fazem parte 14 restaurantes — três a mais que no ano passado — em 22 endereços. Cada chef elaborou três pratos — entrada, principal e sobremesa — sendo que, pelo menos dois, tiveram o café como ingrediente. O festival vai até 10 de novembro, no almoço e jantar.

Dom Francisco, que entra com as duas casas (Asbac e 402 Sul), optou por um risoto de acém de panela no principal, crostine de polenta, queijo de cabra e cebola caramelizada na entrada (foto no alto) e brownie com sorvete, ganache e crocante — todos os três pratos aromatizados com o café Speciale Espresso. A grife Carpe Diem oferece em três casas (104 Sul, Terraço e CCBB) coração de filé suíno grelhado ao molho de café e creme de milho Chica Doida com muçarela com musse de café e marshmallow na sobremesa.

Crédito: Rômulo Juracy/Divulgação – Momento Speciale Café do Sítio. Prato do Loca Como Tu Madre

Três aromas

Com características exclusivas — desde um toque de chocolate até o adocicado frutado — o café de nome italiano vem em três blends diferentes: Imperiale, Regolare e Fruttare. No Oliver, o principal é um chorizo com barbecue e café, purê de limão siciliano e alho-porró acompanhado de farofa de castanha; no Santé, medalhão de mignon envolto em bacon ao molho madeiro com melaço de cana-de-açúcar e café com risoto de queijo gruyère e parmesão e no Tejo o filé ao molho de café vem com batatas portugueses.

Até salmão pode levar café, como o carpaccio servido com cebola caramelizada no Mayuu Sushi, em Águas Claras, enquanto o Cantucci serve arancini com muçarela e cogumelos reidratados com toque de café na entrada, assim como o Liv Lounge, abre o menu com pasteizinhos, geleia de bacon e café. O cardápio completo custa entre R$ 59,90 e R$ 79,90. Confira o menu no www.momentospeciale.com.br.