Espumante Salton Évidence Brut - ouro pelo juri enófilo - Crédito Divulgação

Brinda Brasil elege os melhores espumantes do país

Publicado em Sem categoria

O maior salão do espumante brasileiro fora do Rio Grande do Sul, que abriu hoje no Brasília Palace e vai até amanhã, no horário das 18h às 22h, escolheu os melhores rótulos em oito categorias distintas. Não apenas o júri técnico, mas também o júri formado por enófilos foram os responsáveis pela premiação, cujo nível máximo — medalha de ouro — só coincidiu em duas categorias.

Ambos os júris elegeram o Salton Evidence Brut Branco Tradicional como o melhor na sua categoria, da mesma forma que o Valmarino Brut Rosé feito pelo método champenoise recebeu medalha de ouro conferida pelos dois grupos de avaliadores.

Rachel Alves, jurada - Crédito Divulgação

Para o júri técnico, mereceram medalha de ouro o Nature da Dunamis; o Vila Mosconi Extra Brut Tradicional; o Cazzari Bruit Branco Charmat; o Ponto Nero Brut Rosé Charmat; o Garibaldi Demi Séc e o Moscatel Nova Aliança. Coube à sommelière Rachel Alves, que também é professora de enologia, presidir o júri técnico. Na sua opinião, o destaque ficou por conta da “excelente qualidade do espumante brasileiro”.

Já o grupo de enófilos, que teve à frente o chef Ricardo Jatobá, concedeu a medalha de ouro ao Nature da Valmarindo; ao Churchil Extra Brut (tradicional); ao pouco conhecido Santa Colina Brut ; ao Garibaldi Vero Brut Rosé, ambos feitos pelo método charmat; ao demi sec Elegance da Valduga e ao Moscatel também da Valduga. Em todas as oito categorias também foram apontados os vencedores de prata e bronze.