Brasil Vexado é uma franquia cem por cento brasiliense que se firmou fazendo o caminho inverso de outras grifes, vindas dos arredores do Plano Piloto para a cidade. Depois de se instalar em shoppings da capital, a rede de restaurantes de comida de inspiração nordestina se prepara para conquistar duas cidades fora do Plano: Taguatinga, no Shopping Alameda, em dezembro; e Ceilândia centro, um ponto na avenida Hélio Prates, em janeiro.
Essa expansão é apenas uma parte dos planos dos dois fundadores Cleber Teixeira e Estéfano Flenik, amigos de adolescência que há 14 anos tocam o negócio. Eles já têm um endereço em Palmas, capital do Tocantins, e iniciaram conversações para fincar o pé em São Paulo. “Nosso sonho, porém, é levar a carne de sol brasileira para os Estados Unidos”, confessa Estéfano.
História de tele-entrega
Tudo começou devido a uma postura de resistência por parte do pai de Cleber. Nascido em Caicó (RN), Ronaldo Teixeira veio para Brasília e aqui passou a vender na Asa Sul a melhor carne de sol que produzia. A loja, aberta em 1980 com o nome de Carne de Sol 111 Sul, foi um sucesso e logo filas se formavam na porta. Cleber, que trabalhava com o pai desde os 18 anos, ficava aflito de ver os clientes expostos às intempéries e pedindo pelo telefone que providenciassem a encomenda para irem buscar quando ficasse pronta.
A solução era inaugurar sistema de delivery, modernidade que seu Ronaldo simplesmente vetou. Inconformado, Cleber trocou ideias com Estéfano, ex-colega do segundo grau no Colégio Objetivo, àquela altura atuando no mercado financeiro, sugeriu: “Por que nós dois não criamos esse serviço?”. Surgia em 2003 a tele-entrega carne de sol no Sudoeste, que, a pedido de clientes, foi-se ampliando com uma cadeira aqui, outra acolá, além de mesinhas para permitir o consumo do produto lá mesmo.
Nascia assim a marca Brasil Vexado, cuja proposta é oferecer não só a especialidade nordestina, mas outros pratos brasileiros e o adjetivo, explica Cleber, significa rápido, um “serviço sem demora”. Ao ver o delivery dos moços funcionando e bem, seu Ronaldo não teve dúvida: aderiu ao sistema que mantém até hoje.
Ícone de frango
Carnes bovina, suína, de frango e peixe são o carro-chefe da marca e são elas que definem o preço da refeição. Por exemplo: a de sol e o filé de tilápia, ambas de 160g, saem por R$ 26,90 cada; o bife de ancho de 200g por R$ 29,90. Já os bifes, coxão mole e parmigiana de 160g custam R$ 22,90, cada. Os mais pedidos, porém, são os pratos de R$ 19,90, como filé de frango; queijo coalho (preferido dos vegetarianos) e picadinho ao molho madeira.
No patamar inicial do menu — por R$ 16,90 —, há uma opção que já se tornou ícone da casa ao lado da carne de sol. É uma deliciosa e macia sobrecoxa de frango desossada e grelhada no charbroiler com pele, que pode ser facilmente removível se você quiser um alimento menos calórico. Cada carne vem no prato escoltada de uma salada e três guarnições ou quatro guarnições. Destaque para o feijão fradinho; o aipim que no cardápio é macaxeira (acrescente manteiga de garrafa, vem à parte); o baião de dois e a farofa. Encontrei neles o sabor caseiro.
A hora do X Bixin
Na linha de sanduíches, a grife tem um dos hambúrgueres mais baratos da praça. Sai por R$ 13. Vem no pão artesanal o bife de carne de sol prensada, queijo muçarela, ovo, bacon, cebola na chapa, alface, tomate, maionese e molho barbecue. Chama-se X Bixin, é feito na hora, todos os ingredientes são frescos e não têm nenhum processo industrial, nem químico, orgulham-se os donos. Outra opção é a baguete de 15cm que pode vir com frango por R$ 9; com picadinho de carne, por R$ 10 ou com carne de sol, por R$ 11.
O cearense Afonso Benevides, de 49 anos criado em Brasília desde os cinco, é o mais novo franqueado do Brasil Vexado, atualmente com nove operações. Fechou a La Pastina, na Praça de Alimentação do ParkShopping, para se lançar na quinta unidade da rede aberta em sistema fast casual, formato surgido nos Estados Unidos, onde o cliente opta por uma proteína e acompanha a montagem do prato com todas as preparações disponíveis no balcão.
“É justamente esse modelo, no qual a operação gastronômica se torna mais simples e o valor do investimento mais baixo que acarreta vantagem para o cliente que pagará pelos produtos menos que os similares”, conclui Cleber Teixeira. Telefone: 3322-3893.