WhatsApp Image 2022-01-24 at 18.14.44 Crédito: Liana Sabo/Divulgação

Bálsamo Spa Natural proporciona mudança de hábitos alimentares

Publicado em Sem categoria

Ano-novo, vida nova. Nessa época, isso se repete sempre como se fosse um mantra. Mas será que é só da boca pra fora? É tão difícil assim tornar realidade o propósito de obter bem-estar no começo de um novo ano? Não, se você encontrar algum dos lugares “mágicos”, capazes de proporcionar uma virada na vida. Um deles é o Bálsamo Spa Natural, que prega mudança de hábitos alimentares para a promoção da saúde através da reeducação alimentar.

Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press

Situado no Trecho 7 do SMLN Chácara 9 na DF 015, a 17 quilômetros da rodoviária central, depois de contornar o lago pelo lado norte, fica na subida para o Paranoá, a primeira rua à esquerda leva ao spa. Ao chegar este ano à maioridade, a casa oferece massagens e terapias, por meio de técnicas naturais, desintoxicação e uma dieta sem carnes baseada no conceito da naturopatia, que acredita ser a alimentação errada uma das importantes causas de doenças, a começar pela falta de sono.

Para quem busca o emagrecimento, o ideal é dispender, no mínimo, uma semana. Mas se a pessoa não dispõe de tempo e quiser apenas a manutenção do peso ou o alívio do stress, poderá dispor do sistema day spa, pelo qual passará aproximadamente cinco horas no estabelecimento com direito à atividade física (sempre pela manhã), sauna, gomage (mel com sal), almoço e massagem relaxante.

Alimentação importa

Crédito: Arquivo pessoal. Pedro Coe

Comanda o Bálsamo, desde a fundação, o goiano Pete Coe, neto de imigrante inglês que passou para a prole a disciplina e dedicação ao trabalho. Pete estudou naturopatia e acupuntura e tendo já criado cinco filhos usando a homeopatia e a técnica das agulhas, “teve a firme percepção que estas medicinas resolviam bem as questões das crianças com relação aos cuidados de saúde”, escreve Janaína Coe, uma dos cinco filhos, num paper sobre o pai. Pete se formou em comunicação social na UnB e trabalhou com os médicos sanitaristas na implantação do SUS.

Inquieto com o rumo profissional, decidiu com a ajuda de amigos e familiares criar uma clínica que trabalhasse com naturopatia – “a ciência que faltava para acalmar o espírito inovador do moço de 45 anos”, conta Janaína sobre o pai. Assim nasceu o empreendimento numa aprazível chácara com vista para o Lago Paranoá. É mesmo a alimentação o ponto alto do estabelecimento, que prima pelos ingredientes naturais. Alimentos ultraprocessados nem pensar. Grande parte do que é servido é cultivado lá numa bem cuidada horta que atende não só o spa, como também a produção de comida saudável comercializada pela grife, igualmente Bálsamo, tocada pelo chef Pedro Coe, outro dos cinco filhos do fundador.

Crédito: Liana Sabo/CB/D.A Press. Aula da chef de cozinha Geni

Além de praticar exercícios físicos, inclusive dança vital, ioga e pilates, banhos de sol e de piscina, o cliente é informado sobre cada tratamento – um dos mais profundos é a limpeza do fígado e da vesícula -, e recebe noções de naturopatia. Luiz Cezar Ribeiro, ex-dono de restaurante que chegou a pesar 110 quilos e tinha problemas de saúde, é um dos palestrantes.

Depois de trocar de vida, ele se tornou terapeuta com doutorado em Naturopatia, ciência que define quais os alimentos considerados próprios ou impróprios para o consumo. O alho, por exemplo, é banido porque se trata de “uma capsaicina, como as pimentas, que eleva a temperatura intestinal dificultando a digestão dos alimentos”, ensina o especialista.

Outra dica praticada lá é iniciar o almoço pela salada servindo-se primeiro das folhas e depois as outras hortaliças, daí aguardar 15 minutos para ingerir os pratos quentes, todos apetitosos que você poderá aprender a receita na aula de culinária ministrada às quartas-feiras pela chef de cozinha Maria José Ramalho Pereira, que todos os hóspedes a conhecem por Geni. Depois do almoço, é praxe você molhar uma toalha de rosto e colocar no abdome abaixo do umbigo por 15 minutos, ajuda a digestão.

Congelados

Crédito: Arquivo pessoal. Luiz Cezar Ribeiro

Formado em gastronomia pelo Iesb, como Luiz Cezar, Pedro Coe criou pratos populares cobiçados por todos mas que nem todo o mundo pode comer, como a canjica vegetariana sem glúten e lactose; a feijoada sem carne de porco apenas com vegetais; o bobó sem camarão leva mandioca; o quibe de quinoa com abóbora; o escondidinho de batata baroa com shimeji e mistura de temperos, como cebola, alho-poró, salsão, gengibre e cebolinha; a lasanha de berinjela e o estrogonofe de cogumelos paris e shitake, mostarda, páprica com arroz integral entre muitas outras opções deliciosas.

No cardápio de refeições prontas também há pratos com peixe (risoto de camarão, salmão ao forno com legumes e quinoa e peixadinha de tilápia) e com frango, sendo o estrogonofe feito com cubos da carne branca da ave orgânica com tomilho e mostarda dijon em creme de inhame e tomate com arroz integral cateto o mais pedido de todos. A grife de congelados, que ocupa uma lojas na 708 Norte, Bloco G, produz ainda caldos, sucos, leites vegetais, lanches veganos e kombuchas. Telefones: 99654-6881 (Bálsamo Spa) e 99339-5424 (Bálsamo congelados).