WhatsApp Image 2017-01-07 at 13.41.39

Aprenda a fazer uma saborosa receita de bacalhau com chef de navio

Publicado em Sem categoria
    Além de montes de atrações, cruzeiros marítimos também oferecem aulas de  culinária. Elas se tornam mais prazerosas quando dadas por um chef experiente e humorado, como o calabrês Roberto Scordo, que há 26 anos atua em cozinhas de navios.

        “Para mim, cozinhar é uma questão de paixão”, afirmou o italiano que atualmente comanda as caçarolas do Costa Pacífica, no qual trabalham só na cozinha quase 200 pessoas de diversas etnias: italianos, brasileiros, peruanos, filipinos, indianos e indonésios.
          No cruzeiro de Natal, entre Rio de Janeiro e Buenos Aires, Scordo ensinou para uma interessada plateia reunida no teatro do navio a receita do saboroso Bacalhau a Pil Pil. Trata-se de uma preparação com o peixe seco salgado em molho branco com lascas de malagueta e batatas ao vapor, cuja origem está no fato de quando se coloca o alho e a pimenta no azeite bem quente, é produzido um ruído como pil pil, lembrou o chef.  Roberto Scordo, que começou a carreira trabalhando como garçom, aprendeu a receita com o seu avô, um pescador da Calábria.   Sirva com batatas cozidas ao vapor durante 20 minutos. Bom apetite!

Ingredientes para 10 pessoas

1 kg de bacalhau
30g de alho
120ml de azeite extravirgem
80g de pimenta malagueta fresca
10 raminhos de salsa
500g de batatas descascadas

Mode de preparo

* Dessalgue o bacalhau colocando-o de molho em água durante pelo menos 36 horas, mudando a água pelo menos quatro vezes por dia. Antes de continuar, verifique se o peixe foi suficientemente dessalgado, depois lave, retire as eventuais espinhas e deixe secar.
* Em uma frigideira com bastante azeite, frite o alho e as malaguetas picadas. Retire e reserve.
* No mesmo óleo, depois de ter esfriado um pouco, junte os pedaços de bacalhau com a pele virada para baixo. Deixe o bacalhau cozinhar no azeite em temperatura muito baixa durante pelo menos 15 minutos.
* Retire o bacalhau cozido do azeite e reserve.

Para o molho

* Com o azeite ainda na frigideira, usando uma peneira junte o azeite à gelatina do peixe. Faça um movimento circular e constante com a peneira para a frente e para trás. Misturando dessa forma delicada, o molho deverá formar uma emulsão consistente e espessa, parecida com maionese líquida.
* Junte o bacalhau ao molho e decore o prato com o alho e as malaguetas picadas e sirva quente. Guarneça com a salsa.