Além de montes de atrações, cruzeiros marítimos também oferecem aulas de culinária. Elas se tornam mais prazerosas quando dadas por um chef experiente e humorado, como o calabrês Roberto Scordo, que há 26 anos atua em cozinhas de navios.
“Para mim, cozinhar é uma questão de paixão”, afirmou o italiano que atualmente comanda as caçarolas do Costa Pacífica, no qual trabalham só na cozinha quase 200 pessoas de diversas etnias: italianos, brasileiros, peruanos, filipinos, indianos e indonésios.
No cruzeiro de Natal, entre Rio de Janeiro e Buenos Aires, Scordo ensinou para uma interessada plateia reunida no teatro do navio a receita do saboroso Bacalhau a Pil Pil. Trata-se de uma preparação com o peixe seco salgado em molho branco com lascas de malagueta e batatas ao vapor, cuja origem está no fato de quando se coloca o alho e a pimenta no azeite bem quente, é produzido um ruído como pil pil, lembrou o chef. Roberto Scordo, que começou a carreira trabalhando como garçom, aprendeu a receita com o seu avô, um pescador da Calábria. Sirva com batatas cozidas ao vapor durante 20 minutos. Bom apetite!
Ingredientes para 10 pessoas
1 kg de bacalhau
30g de alho
120ml de azeite extravirgem
80g de pimenta malagueta fresca
10 raminhos de salsa
500g de batatas descascadas
Mode de preparo
* Dessalgue o bacalhau colocando-o de molho em água durante pelo menos 36 horas, mudando a água pelo menos quatro vezes por dia. Antes de continuar, verifique se o peixe foi suficientemente dessalgado, depois lave, retire as eventuais espinhas e deixe secar.
* Em uma frigideira com bastante azeite, frite o alho e as malaguetas picadas. Retire e reserve.
* No mesmo óleo, depois de ter esfriado um pouco, junte os pedaços de bacalhau com a pele virada para baixo. Deixe o bacalhau cozinhar no azeite em temperatura muito baixa durante pelo menos 15 minutos.
* Retire o bacalhau cozido do azeite e reserve.
Para o molho
* Com o azeite ainda na frigideira, usando uma peneira junte o azeite à gelatina do peixe. Faça um movimento circular e constante com a peneira para a frente e para trás. Misturando dessa forma delicada, o molho deverá formar uma emulsão consistente e espessa, parecida com maionese líquida.
* Junte o bacalhau ao molho e decore o prato com o alho e as malaguetas picadas e sirva quente. Guarneça com a salsa.