CBNFOT191120190170 Crédito: Su Maestri/Divulgação. Brasil. Brasília - DF. Favas Contadas. Pizzaiolo Mario Tacconi.

A volta do pizzaiolo florentino Mario Tacconi a Brasília

Publicado em Sem categoria

Quem tem o privilégio de desfrutar dos quase 60 anos da cidade, ou menos, há de se lembrar que a pizza no domingo tinha local certo: Academia de Tênis. Era lá que o chef florentino Mario Tacconi tirava do forno à lenha os deliciosos discos de massa cobertos com clássicos recheios, como a muçarela, pomodoro e manjericão da Margherita, a preferida da então primeira-dama do país, Dona Ruth Cardoso.

Só mesmo se estivesse fora, ela deixava de ir pessoalmente à La Focaccia traçar uma boa fatia da iguaria, sempre acompanhada por alguém da família ou pela assessora. “FHC também foi algumas vezes, pois tenho foto com os dois”, lembra Tacconi, que se mudou para o Rio de Janeiro, onde fez pizza no Domingão do Faustão, nos anos 2001 e 2002, e toca uma empresa de eventos em domicílio com pizza e cozinha italiana.

A Semana Italiana da Gastronomia traz o pizzaiolo em mais uma visita à cidade — ele esteve aqui há dois meses ensinando a arte na Avenida Paulista —, para ministrar dois cursos: um na embaixada da Itália, ocorrido na quinta-feira (21/11), e o outro, que será realizado, sexta (22), para os alunos do curso de gastronomia do Senac. “Será um workshop sobre a preparação de pizza em casa”.