vinho

Ares gourmet

Publicado em Sem categoria

Não é novidade nas empresas aéreas servir bons vinhos e comidas com uma pegada típica da culinária para onde o voo se destina. Nova é a busca pela grife, tipo chefs renomados assinando menu da classe executiva.Como a KLM, parceira da Air France, que contratou Rodrigo Oliveira, premiado chef dos restaurantes Mocotó e Esquina Mocotó, de São Paulo, para assinar o cardápio.

rodrigo
Rodrigo Oliveira: grife Mocotó nos aviões da KLM

A partir de hoje, os passageiros que voam para Amsterdam de KLM saindo do Brasil vão degustar pratos da autêntica cozinha sertaneja praticada pelo chef que privilegia ingredientes brasileiros. Nhoque de aipim, peixe chapeado com arroz de coco e purê de abóbora com castanha de caju, moqueca e escondidinho de carne seca são algumas receitas servidas em todas as classes (econômica e executiva) dos voos da companhia holandesa partindo de São Paulo e Rio de Janeiro.

Vitrine de vinhos

Já a TAP decidiu levar aos céus uma vitrine com os melhores goles portugueses. Para isso, encomendou estudos sobre o ambiente em cabine de avião porque a altitude influencia o modo como são percebidas as refeições. Cerca de 30% da capacidade olfativa e gustativa sofrem alterações em altitude.

Nessas condições foi realizada prova de 10 vinhos brancos, 10 vinhos tintos e quatro espumantes a bordo de um A330, a mais de 30 mil pés. O resultado está sendo apresentado na classe executiva em todos os voos. Entre os espumantes há um Blanc de Blancs Luis Pato 2014.

 

vinho2

Nos brancos, os destaques são Quinta da Alorna Reserva (Arinto/Chardonnay); Esporão Verdelho 2015 e Paulo Laureano Reserva 2015 (Antão Vaz). Já os tintos reúnem grandes rótulos, como Dona Maria 2013, ideal para acompanhar carne e queijos amarelos semiduros; Vale da Raposa 2014, elaborado no Douro: Colinas 2007, da Bairrada com a casta Touriga Nacional e duas francesas e o gastronômico e elegante Churchill`s Estates Grande Reserva 2012.

A Azul, companhia aérea brasileira que parte de Campinas, acaba de adotar o Glenfiddich 12 anos, uísque oficial dos novos voos para Lisboa, que é servida para os passageiros maiores de 18 anos a bordo da business class.