Categorias: coluna Brasília-DF

A voz do silêncio

A quietude do PMDB em relação aos pré-candidatos a presidente da República com um viés de centro no espectro da política está diretamente relacionada com a vontade de setores do partido em ver o próprio presidente Michel Temer no papel de candidato daqui a alguns meses. Até na oposição, há quem veja hoje que o governo incentiva Rodrigo Maia, Henrique Meirelles e quem mais chegar sem se comprometer com ninguém. Logo, enquanto o PMDB estiver assim, calado e tocando a vida, sem colar em qualquer um dos que se apresentaram até agora, é sinal de que Michel Temer continua na roda. É isso que dizem aos quatro ventos aqueles que acompanham não só os movimentos de todos os partidos, como também a rotina do presidente nos palácios. Porém, falta combinar esses planos com os analistas de risco, que começaram o ano rebaixando a nota do Brasil.

DEM limpa a área

O DEM aproveitará a convenção de fevereiro para fazer um pente-fino no comando dos diretórios estaduais. A ordem é deixar todos provisórios, a fim de deixar as portas abertas para dar espaço nobre a quem ingressar no partido em março, no período da janela partidária. Há quem diga que não dá para querer levar políticos da estatura e da experiência do deputado Heráclito Fortes, por exemplo, e deixá-lo como soldado do diretório estadual.

Por falar em DEM…

Nem só de movimentos eleitorais vive o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. No almoço ontem com o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e o ex-senador Jorge Bornhausen, Rodrigo tratou da reforma da Previdência. O calendário para votação da emenda logo depois do carnaval está mantido.

…Serviço não falta

Colombo e Maia trataram ainda de uma agenda capaz de mobilizar os governadores para ajudar na reforma previdenciária. Vem por aí uma vasta pauta de interesse dos governos estaduais que terá mais condições de ser adotada se houver a reforma da Previdência.

Saco de bondades

Na conversa com o governador Raimundo Colombo, Maia discutiu, por exemplo, a securitização das dívidas, que permitirá aos estados venderem o direito sobre créditos que tenham a receber. O projeto, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), foi aprovado no Senado em dezembro. A ideia é colocar a proposta em regime de urgência.

Dois coelhos

Ao dar destaque ao projeto do tucano José Serra, o presidente da Câmara, por tabela, angaria simpatia justamente daquele que disputa com Geraldo Alckmin o protagonismo no PSDB de São Paulo. Obviamente, o objetivo final não é esse, mas sabe como é…Agregar alguma simpatia no tucanato nunca é demais.

CURTIDAS
Nacional & local/ O PDT escolheu Brasília para o pré-lançamento da candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República, em 8 de março. Ciro vai inaugurar, na sede do partido, o salão de eventos que levará o nome Neusa Brizola, uma homenagem à mulher de Leonel Brizola. O presidenciável será colocado ao lado de Joe Valle, apontado pelo presidente nacional do partido, Carlos Lupi, como o nome para o GDF.

Marina suspende pré-campanha/ A ex-senadora Marina Silva (foto) adiou todos os compromissos agendados para as primeiras semanas do ano. Ela permanece no Acre, de olho na saúde do pai, sr. Pedro, de 87 anos, que continua hospitalizado.

Agora vai/ Os ministros da Justiça, Torquato Jardim, da Defesa, Raul Jungmann, e do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, estão no Rio de Janeiro para assinar com o governador Luiz Fernando Pezão o protocolo de metas e compromissos para a segurança estadual em 2018.

Nem tanto/ O problema da segurança, entretanto, está longe de ser resolvido, haja visto o número divulgado pelas Forças Armadas no fim do ano. Vale recordar: nas 33 vistorias em 31 unidades prisionais, foram encontradas 11 mil armas. Considerando o universo de 22 mil presos, tem-se em média uma arma a cada dois presidiários.

Denise Rothenburg

Posts recentes

Ministro do STF indefere pedido de defesa de Vorcaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli indeferiu hoje, em decisão liminar, o pedido…

10 horas atrás

A madrugada em que o Centrão rachou

Coluna Brasília-DF publicada na sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda…

11 horas atrás

O morde-assopra de Hugo Motta

Coluna Brasília-DF publicada na quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda…

3 dias atrás

Um Bolsonaro para negociar

Coluna Brasília-DF publicada na terça-feira, 9 de dezembro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda…

4 dias atrás

Minha Casa, Minha Vida turbinado em 2026

    Considerado um carro-chefe dos programas sociais do governo, o Minha Casa/Minha Vida…

4 dias atrás