O vídeo em que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello aparece anunciando pessoalmente a compra de um lote de vacinas poderia até parecer uma boa iniciativa do governo, se não fosse a Coronavac a um preço muito maior do que o ofertado pelo Butantan. A suspeita agora é de que o governo queria evitar a qualquer custo dar crédito ao governador de São Paulo, João Doria. Justiça seja feita, o governador paulista foi a primeira autoridade brasileira a correr atrás de vacinas contra a covid-19.
Ao mesmo tempo em que avalia essa suspeita de uso político da Saúde, a CPI da Pandemia quer saber ainda que portas foram abertas nesse encontro, além do memorando para a compra das vacinas, uma vez que o empresário John menciona outros “produtos” e parceria muito além das vacinas. Já tem inclusive senador escalado para investigar esse pedaço. O memorando, segundo o Ministério da Saúde, não existe. O recesso promete.
Saldo
Até aqui, são três casos de tentativa de venda de vacinas “por fora” ao Ministério da Saúde, todos recebidos com tapete vermelho, enquanto a turma da Pfizer despejava e-mails sem resposta nos gabinetes do poder.
Estamos todos bem
O presidente Jair Bolsonaro fez questão de publicar fotos de despachos com ministros para afastar qualquer especulação de que poderia se afastar do cargo para tratamento de saúde. A oposição, porém, o acusou de uso político da obstrução intestinal.
Remédio & veneno
Amigos do presidente temem que, se o presidente se expor demais, a população possa entender que houve mesmo uso político de uma situação que exige cuidados médicos e requer repouso.
Por falar em Bolsonaro…
O presidente jé recebeu o seguinte aviso dos seus aliados no Congresso: Se voltar mais calmo depois dos dias de hospital, é possível que o Congresso encontre tranquilidade para votar os projetos de interesse do governo entre agosto e setembro Se voltar xingando senadores, como tem feito, nada passará.
CURTIDAS
De “mineirês” para português/ Os líderes que acompanham de perto os movimentos políticos do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, têm a certeza de que ele será sim candidato ao Planalto. Tudo pelo fato de ele dizer “não me fecho a nenhuma das opções” e admitir que recebeu o convite do PSD para se filiar e concorrer à Presidência da República. Em se tratando de um mineiro, é um “sim”.
Treinamento Zen/ O relator da PEC do Voto Impresso, Filipe Barros (PSL-SP), falou o quanto quis na comissão, enquanto seu presidente, Paulo Martins (PSC-PR), fazia cara de paisagem aos protestos da oposição para votar o projeto. Era uma brigalhada e Martins nem “tchum”.
“Picareta!”/ Grito de um deputado quando Paulo Martins anunciou que a reunião da PEC do voto impresso estava encerrada, sem colocar o texto em votação. Agosto promete.
Comparações de Vitor Hugo/ O líder do PSL na Câmara, deputado Vitor Hugo, aproveitou a sessão da comissão do voto impresso para lembrar que a Casa se “diminuiu perante outro Poder” ao permitir que Daniel Silveira permanecesse preso. “Da mesma forma vejo essa votação”, afirmou ele, referindo-se a reclamações e outros Poderes sobre o voto impresso. Sinal de que os bolsonaristas ainda não engoliram a prisão de Silveira.
Ao abrir a reunião ministerial, o presidente Lula deu as indicações de que estará voltado…
Blog da Denise publicado em 19 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda…
Blog da Denise publicado em 18 de janeiro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…
Coluna Brasília/DF, publicada em 17 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…
Coluna Brasília/DF, publicada em 16 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…
Coluna Brasília/DF, publicada em 15 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…