Vídeo levanta suspeita de uso político da Saúde e outras mais

Publicado em coluna Brasília-DF, Política

O vídeo em que o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello aparece anunciando pessoalmente a compra de um lote de vacinas poderia até parecer uma boa iniciativa do governo, se não fosse a Coronavac a um preço muito maior do que o ofertado pelo Butantan. A suspeita agora é de que o governo queria evitar a qualquer custo dar crédito ao governador de São Paulo, João Doria. Justiça seja feita, o governador paulista foi a primeira autoridade brasileira a correr atrás de vacinas contra a covid-19.

Ao mesmo tempo em que avalia essa suspeita de uso político da Saúde, a CPI da Pandemia quer saber ainda que portas foram abertas nesse encontro, além do memorando para a compra das vacinas, uma vez que o empresário John menciona outros “produtos” e parceria muito além das vacinas. Já tem inclusive senador escalado para investigar esse pedaço. O memorando, segundo o Ministério da Saúde, não existe. O recesso promete.

Saldo
Até aqui, são três casos de tentativa de venda de vacinas “por fora” ao Ministério da Saúde, todos recebidos com tapete vermelho, enquanto a turma da Pfizer despejava e-mails sem resposta nos gabinetes do poder.

Estamos todos bem
O presidente Jair Bolsonaro fez questão de publicar fotos de despachos com ministros para afastar qualquer especulação de que poderia se afastar do cargo para tratamento de saúde. A oposição, porém, o acusou de uso político da obstrução intestinal.

Remédio & veneno
Amigos do presidente temem que, se o presidente se expor demais, a população possa entender que houve mesmo uso político de uma situação que exige cuidados médicos e requer repouso.

Por falar em Bolsonaro…
O presidente jé recebeu o seguinte aviso dos seus aliados no Congresso: Se voltar mais calmo depois dos dias de hospital, é possível que o Congresso encontre tranquilidade para votar os projetos de interesse do governo entre agosto e setembro Se voltar xingando senadores, como tem feito, nada passará.

CURTIDAS

De “mineirês” para português/ Os líderes que acompanham de perto os movimentos políticos do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, têm a certeza de que ele será sim candidato ao Planalto. Tudo pelo fato de ele dizer “não me fecho a nenhuma das opções” e admitir que recebeu o convite do PSD para se filiar e concorrer à Presidência da República. Em se tratando de um mineiro, é um “sim”.

Treinamento Zen/ O relator da PEC do Voto Impresso, Filipe Barros (PSL-SP), falou o quanto quis na comissão, enquanto seu presidente, Paulo Martins (PSC-PR), fazia cara de paisagem aos protestos da oposição para votar o projeto. Era uma brigalhada e Martins nem “tchum”.

“Picareta!”/ Grito de um deputado quando Paulo Martins anunciou que a reunião da PEC do voto impresso estava encerrada, sem colocar o texto em votação. Agosto promete.

Comparações de Vitor Hugo/ O líder do PSL na Câmara, deputado Vitor Hugo, aproveitou a sessão da comissão do voto impresso para lembrar que a Casa se “diminuiu perante outro Poder” ao permitir que Daniel Silveira permanecesse preso. “Da mesma forma vejo essa votação”, afirmou ele, referindo-se a reclamações e outros Poderes sobre o voto impresso. Sinal de que os bolsonaristas ainda não engoliram a prisão de Silveira.