Categorias: Política

União Brasil prefere aliança à moda antiga com Moro

União Brasil prefere aliança à moda antiga com Moro
Ainda que uma parte do União Brasil queira fechar a filiação do ex-juiz Sergio Moro ao partido, deputados vislumbram que será muito mais fácil acertar uma aliança à moda antiga do que receber o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública na legenda ou montar uma federação com o Podemos. Até porque, antes de qualquer decisão, é preciso analisar os quadros estaduais. Em São Paulo, por exemplo, Moro hoje está mais próximo do MBL do que da pré-candidatura do vice-governador Rodrigo Garcia, a quem o União Brasil pretende apoiar.
A prioridade para o União, hoje, é organizar a bancada e as chapas estaduais para deputado federal, além de reeleger os três governadores-candidatos — Ronaldo Caiado (GO), Mauro Mendes (MT) e Coronel Marcos Rocha (RO). Rocha, aliás, receberá o presidente Jair Bolsonaro em 3 de fevereiro e não quer saber de trocar de candidato a presidente da República.
Com essa aliança tradicional, Moro pode ficar certo de que a traição correrá solta e cada estado agirá como bem entender.
Passaporte  para o segundo turno…
O governo já está fazendo as contas para compensar os votos perdidos até aqui de antigos aliados dentro do PSL. Se obtiver os do PTB, do PL, do PP e do Republicanos, muitos dos quais não estavam com Bolsonaro no primeiro turno de 2018, o passe para o segundo está garantido, como calculam os governistas.
…está no Orçamento
A avaliação é a de que, se for possível irrigar as bases eleitorais dos deputados governistas, eles continuarão fiéis ao presidente. A lógica no Centrão, hoje, é a de que, com Bolsonaro, o grupo terá mais acesso aos recursos, sem precisar dividir com o PT e os demais partidos de esquerda.
Tudo vira motivo…
Os produtores rurais do Ceará estão para lá de irritados com o governo federal. Isso porque as comportas do eixo da transposição do São Francisco, que abastece o estado, foram fechadas para direcionar a água à Paraíba e ao Rio Grande do Norte, que tiveram o canal inaugurado recentemente.
… de briga eleitoral
Os produtores reclamam do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que é do Rio Grande do Norte. Dizem que o fechamento tem motivo eleitoral. Marinho deve ser candidato ao Senado pelo estado.
Veja bem
O Ministério do Desenvolvimento Regional esclarece que o fechamento foi puramente operacional — para a execução de reparos —, com o intuito de garantir o início do abastecimento do eixo leste. A reabertura das comportas cearenses está marcada para 8 de fevereiro.
Hora de bater bumbo/ O ministro da Cidadania, João Roma (foto), fará um pronunciamento em cadeia nacional para anunciar as boas novas das áreas sociais do governo. Falará que zerou a fila do Auxílio Brasil e começou a pagar, no mínimo, R$ 400 para os beneficiários do programa.
Agora e depois/ Os números do Auxílio Brasil, aliás, vão funcionar também como cartão de visitas para a candidatura de João Roma ao governo da Bahia, onde disputará uma das vagas de segundo turno com o ex-prefeito de Salvador e seu ex-aliado, ACM Neto, que completou 43 anos ontem. A outra vaga de segundo turno ao governo baiano é do senador Jaques Wagner (PT), ex-governador.
Por falar em PT…/ Nas entrevistas que tem concedido Brasil afora, o ex-presidente Lula menciona que pegará um país muito pior do que encontrou em 2003 e do que ele deixou ao final de seu mandato. O governo Dilma Rousseff é praticamente esquecido.
O último da fila/ Dos países dos BRICs, o Brasil é o único que ainda não tem a própria vacina para prevenção e redução dos efeitos da covid 19. Rússia, Índia, China e África do Sul têm seus imunizantes.
Denise Rothenburg

Posts recentes

Os recados de Lula no dia da  posse de Trump

Ao abrir a reunião ministerial, o presidente Lula deu as indicações de que estará voltado…

2 horas atrás

O papel de Michelle no jogo eleitoral

Blog da Denise publicado em 19 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda…

23 horas atrás

Um Sidônio só não faz verão

Blog da Denise publicado em 18 de janeiro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…

2 dias atrás

PT trabalha para segurar o PSB

Coluna Brasília/DF, publicada em 17 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

3 dias atrás

Tiraram o bode da sala

Coluna Brasília/DF, publicada em 16 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

4 dias atrás

A disputa pelo discurso da democracia

Coluna Brasília/DF, publicada em 15 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

5 dias atrás