bum CB.D.A Press/Caio Gomez

União Brasil prefere aliança à moda antiga com Moro

Publicado em Política
União Brasil prefere aliança à moda antiga com Moro
Ainda que uma parte do União Brasil queira fechar a filiação do ex-juiz Sergio Moro ao partido, deputados vislumbram que será muito mais fácil acertar uma aliança à moda antiga do que receber o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública na legenda ou montar uma federação com o Podemos. Até porque, antes de qualquer decisão, é preciso analisar os quadros estaduais. Em São Paulo, por exemplo, Moro hoje está mais próximo do MBL do que da pré-candidatura do vice-governador Rodrigo Garcia, a quem o União Brasil pretende apoiar.
 A prioridade para o União, hoje, é organizar a bancada e as chapas estaduais para deputado federal, além de reeleger os três governadores-candidatos — Ronaldo Caiado (GO), Mauro Mendes (MT) e Coronel Marcos Rocha (RO). Rocha, aliás, receberá o presidente Jair Bolsonaro em 3 de fevereiro e não quer saber de trocar de candidato a presidente da República.
Com essa aliança tradicional, Moro pode ficar certo de que a traição correrá solta e cada estado agirá como bem entender.
Passaporte  para o segundo turno…
O governo já está fazendo as contas para compensar os votos perdidos até aqui de antigos aliados dentro do PSL. Se obtiver os do PTB, do PL, do PP e do Republicanos, muitos dos quais não estavam com Bolsonaro no primeiro turno de 2018, o passe para o segundo está garantido, como calculam os governistas.
…está no Orçamento
A avaliação é a de que, se for possível irrigar as bases eleitorais dos deputados governistas, eles continuarão fiéis ao presidente. A lógica no Centrão, hoje, é a de que, com Bolsonaro, o grupo terá mais acesso aos recursos, sem precisar dividir com o PT e os demais partidos de esquerda.
Tudo vira motivo…
Os produtores rurais do Ceará estão para lá de irritados com o governo federal. Isso porque as comportas do eixo da transposição do São Francisco, que abastece o estado, foram fechadas para direcionar a água à Paraíba e ao Rio Grande do Norte, que tiveram o canal inaugurado recentemente.
… de briga eleitoral
Os produtores reclamam do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que é do Rio Grande do Norte. Dizem que o fechamento tem motivo eleitoral. Marinho deve ser candidato ao Senado pelo estado.
Veja bem
O Ministério do Desenvolvimento Regional esclarece que o fechamento foi puramente operacional — para a execução de reparos —, com o intuito de garantir o início do abastecimento do eixo leste. A reabertura das comportas cearenses está marcada para 8 de fevereiro.
Hora de bater bumbo/ O ministro da Cidadania, João Roma (foto), fará um pronunciamento em cadeia nacional para anunciar as boas novas das áreas sociais do governo. Falará que zerou a fila do Auxílio Brasil e começou a pagar, no mínimo, R$ 400 para os beneficiários do programa.
Agora e depois/ Os números do Auxílio Brasil, aliás, vão funcionar também como cartão de visitas para a candidatura de João Roma ao governo da Bahia, onde disputará uma das vagas de segundo turno com o ex-prefeito de Salvador e seu ex-aliado, ACM Neto, que completou 43 anos ontem. A outra vaga de segundo turno ao governo baiano é do senador Jaques Wagner (PT), ex-governador.
Por falar em PT…/ Nas entrevistas que tem concedido Brasil afora, o ex-presidente Lula menciona que pegará um país muito pior do que encontrou em 2003 e do que ele deixou ao final de seu mandato. O governo Dilma Rousseff é praticamente esquecido.
O último da fila/ Dos países dos BRICs, o Brasil é o único que ainda não tem a própria vacina para prevenção e redução dos efeitos da covid 19. Rússia, Índia, China e África do Sul têm seus imunizantes.