Categorias: coluna Brasília-DF

Suspense sobre o dinheiro

Atenção, partidos que desejam devolver o fundo eleitoral aos cofres públicos, caso do Agora e, segundo Jair Bolsonaro, do seu partido, o PSL: se brincarem, vão ampliar os recursos à disposição do adversário. É que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não decidiu o que fará com os recursos devolvidos. Há duas hipóteses. A primeira é aplicar nesse fundo a mesma regra que vale para o tempo de tevê — quando um partido não tem candidato a presidente da República, o tempo é redistribuído proporcionalmente entre os outros partidos com candidato. A outra hipótese é devolver aos cofres públicos, como é feito quando um partido não usa adequadamente os valores e é condenado a restituir os recursos. A tendência do TSE hoje é aplicar a mesma regra do tempo de tevê. Ou seja, se, no decorrer dos dias, esse entendimento não mudar, quem não quiser usar a sua quota vai ajudar o adversário.

Lava-Jato fica onde está
A turma que está com receio de ver o processo nas mãos do juiz Sérgio Moro ficou mais tranquila ao saber que os crimes cometidos em função do exercício do mandato ficarão no Supremo Tribunal Federal. Pelo menos, a maioria. É que muitos já eram deputados ou senadores e estão sob investigação, ou são réus, justamente por causa do toma lá dá cá no exercício da função. E, sabe como é: Moro costuma ser rápido em seus julgamentos, assim como o TRF-4. Lula que o diga. Já o STF…

Lava-Jato II
A operação “Câmbio, desligo” religou o sistema de alerta máximo da classe política. Parlamentares têm a plena certeza de que os doleiros não vão aguentar cadeia e contarão tudo o que sabem. Vem por aí, avaliam as excelências, pelo menos mais quatro anos de investigações. É a corrupção no país com cara de saco sem fundo.

E vem mais
No meio da turma de doleiros e operadores presos está inclusive o tal Júnior, que teria saído de Brasília e ido a Salvador entregar o dinheiro ao ex-ministro Geddel Vieira Lima. A esperança da polícia é obter mais detalhes sobre a dinheirama encontrada em malas e caixas num apartamento, imagem que vai acompanhar o ex-deputado pelo resto da vida.

O que quer que eu diga?
Teve personagem preso ontem que já chegou à prisão disposto a falar. A Polícia é que ainda não está preparada para os depoimentos. Antes de ouvir a turma do dólar- cabo, a PF quer analisar papéis e conteúdo de HDs apreendidos na “Câmbio, desligo”.

Yes, he can
As principais embaixadas no Brasil têm procurado o ex-ministro Joaquim Barbosa para saber o que ele pensa a respeito das relações internacionais e da economia. Alguns embaixadores têm se referido ao ex-ministro como o Obama Tropical.

Pelo jeitão de Gleisi…/ A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, chegou a se intrometer na entrevista que era concedida por Jaques Wagner, em Curitiba, depois da visita ao ex-presidente Lula. Os repórteres queriam saber se alguém tinha mencionado aliança com Ciro Gomes. Ela respondeu de forma ríspida que Ciro não é pauta do PT. Logo, se depender dela, não tem aliança nem hoje nem nunca.

Dino que se prepare/ O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), não terá vida fácil na campanha. É que a perspectiva, a preços de hoje, é de um segundo turno entre ele e a
ex-governadora Roseana Sarney (foto). E desta vez, na batalha final, Roseana tende a abarcar o apoio de todos os demais concorrentes.

Olho nele/ Jair Bolsonaro segue com seus 20% nos levantamentos de intenção de voto e posando para selfies em aeroportos pelo país. Foi assim, por exemplo, no voo da Avianca que saiu do Rio para Brasília na última quarta-feira, às 12h50.

Por falar em Bolsonaro…/ A corrida dos pré-candidatos à Agrishow, em Ribeirão Preto, e à ExpoZebu, em Uberaba, faz sentido. É que os jovens do setor começam a olhar Bolsonaro com bons olhos. E sabe como é: há um velho ditado, muito repetido no interior, “quem chega primeiro bebe água limpa”.

Denise Rothenburg

Compartilhe
Publicado por
Denise Rothenburg

Posts recentes

Governo aposta em racha nos partidos de centro

Coluna Brasília-DF publicada na quinta-feira, 29 de janeiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

4 dias atrás

Gleisi diz que GDF e governo do Rio de Janeiro têm muito mais a explicar sobre o caso Master

Num café nesta manhã (28/1) com jornalistas, a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, revelou…

5 dias atrás

Quando a ética se torna necessidade

Coluna Brasília-DF publicada na terça-feira, 27 de janeiro de 2026, por Carlos Alexandre de Souza…

6 dias atrás

Tarcísio refaz seu jogo

Brasília-DF DENISE ROTHENBURG (COM EDUARDA ESPOSITO) deniserothenburg.df@dabr.com.br   Entre os aliados do governador de São…

1 semana atrás