Categorias: coluna Brasília-DF

Renan Calheiros articula retorno de senadores ao MDB para não perder a presidência

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) tem dito que, se o MDB assim quiser, ela será candidata a presidente do Senado. Renan Calheiros, que sabe da importância de ser escolhido dentro da bancada, já está em campo para levar de volta alguns senadores para o partido e trabalha em duas frentes: o retorno de senadores ao MDB e, de quebra, o estímulo a potenciais adversários que hoje não têm condições de agregar uma maioria na Casa. Quando perguntado, por exemplo, sobre a candidatura do senador David Alcolumbre, do DEM do Amapá, Renan não titubeia: “Um excelente candidato”.

Os emedebistas que conhecem a fundo a expertise política dos Calheiros respondem com um sorriso maroto. A ordem é insuflar Alcolumbre para tentar inviabilizar as chances de Tasso Jereissati, do PSDB do Ceará, considerado um adversário perigoso.

Quem avisa amigo é

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, já foi aconselhado a ficar fora da briga pelo comando da Câmara e do Senado. Ao não consultar partidos para a composição de seu governo, há quem diga que, onde ele decidir influir, o recado das duas Casas poderá ser uma derrota.E, sabe como é: melhor abraçar um vencedor alheio do que ser obrigado a conviver com um eleito ressentido, de uma campanha contra por parte do governo.

Dos males, o menor

No caso do Senado, houve quem dissesse a Bolsonaro que o melhor mesmo é torcer por Renan Calheiros. É que, com Renan Filho governador de Alagoas, o senador será o último a ficar contra o governo federal.

Ciro & Tasso, 20 anos

O jantar que reuniu o PDT do senador eleito Cid Gomes, e a Rede, do senador Randolfe Rodrigues, para trabalhar uma candidatura de Tasso Jereissati (PSDB-CE) ao comando do Senado tem uma sementinha de longo prazo. Cid sonha repetir, em 2022, o que houve em 2002, quando Tasso Jereissati terminou apoiando Ciro Gomes para presidente da República.

O que incomoda o PSL

O que mais irrita os deputados do PSL é saber que os ministérios ocupados por deputados do DEM são justamente aqueles que dialogam direto com as bases. Afinal, foi na Saúde que o tucano José Serra montou sua campanha em 2002. O PT, no início, não abriu a vaga a ninguém. Da Agricultura, sai a conversa com o setor que movimenta o país. Farão tudo para evitar que a Educação e programas sociais caiam nas mãos de outros partidos.

Guedes, o poderoso/ Além de presidentes dos bancos públicos anunciados ontem, Paulo Guedes é quem dará a palavra final sobre os vice-presidentes das instituições. Há tempos ninguém concentrou tanto poder num governo.

Começaram as maldades/ Nos corredores do Parlamento, há quem diga que o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, passou a dar uma força à candidatura de David Alcolumbre (DEM-AP) para presidente do Senado por motivos familiares. A esposa de Onyx, Denise Veberling, assumiu, em 2016, um cargo comissionado no gabinete do senador. Salário bruto de R$ 8 mil.

Corpo são, mente sã/ Quando Onyx conheceu a esposa, já estava separado havia tempo. Ela tinha sido indicada para personal trainer do então deputado.

Denise Rothenburg

Posts recentes

Desoneração: Zanin dá chance a acordo

Por Carlos Alexandre de Souza - Após semanas de tensão entre os Poderes, a desoneração…

14 horas atrás

Pressa para enfrentar mudanças climáticas

Por Carlos Alexandre de Souza — Como resposta à tragédia no Rio Grande do Sul,…

2 dias atrás

Troca de comando na Petrobras impacta negativamente ministro de Minas e Energia

Por Denise Rothenburg — A troca de comando na Petrobras não foi vista como um…

2 dias atrás

Empresários clamam por Reforma Administrativa

Por Denise Rothenburg — Os aplausos mais efusivos no Lide Brazil Investment Forum, em Nova…

4 dias atrás

“Lula voltou fora de sua época, precisamos de um novo JK”, diz Ciro

Em debate no Brazil Forum Investment, um dos poucos que destoou do debate, puxando uma…

5 dias atrás

Al Gore cita tragédia no RS e convoca mobilização contra mudanças climáticas

Por Denise Rothenburg — Em palestra para convidados do Banco Itaú no Hotel Lotte, em…

5 dias atrás