Coluna Brasília-DF/ Por Denise Rothenburg
Ok, o PSL tem a Presidência da República, mas é nos quadros do DEM que o presidente eleito vai, aos poucos, montando seu governo. O anúncio do nome da deputada Teresa Cristina (DEM-MS) para o Ministério da Agricultura, embora não tenha nada a ver com o partido, tem tudo para representar um balde de água fria sobre a candidatura do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, à reeleição. Especialmente, se combinado com as afirmações dos deputados do PSL. “Maia já deu o que tinha de dar. Não terá o voto do PSL”, diz a deputada Bia Kicis (DF), aliada de Jair Bolsonaro há muitos anos, praticamente repetindo a declaração do senador eleito, Major Olímpio, que não escolherá o futuro comandante da Câmara, mas tem voz ativa no partido.
O DEM, entretanto, não teve qualquer influência na nomeação dos ministros e usará isso para dizer que Rodrigo Maia tem todo o direito de postular a reeleição. Se brincar, está dada a senha para que a oposição tente impor ao presidente eleito uma derrota no Parlamento logo depois da posse. Afinal, dizem alguns parlamentares, se ele nomeia quem quer, o Congresso, pode a seu bel prazer, escolher seu presidente sem dar satisfação ao Poder Executivo.
Começou esta semana uma verdadeira romaria ao 3º andar do Planalto, mais precisamente na sala do assessor especial Marcelo Barbieri (MDB-SP). Ele está ajudando na área de liberação das emendas parlamentares. É que ninguém quer correr o risco de cair nos chamados “restos a pagar” para o ano que vem e ouvir um “é melhor ‘já ir’ se acostumando a pão e água”.
A procura pelas emendas chegou ao ponto de fazer o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, cancelar a maior parte da agenda ontem para cuidar apenas dessa seara. Daqui até 31 de dezembro, essa é a prioridade do governo.
Somado ao aumento de teto salarial do Supremo Tribunal Federal (STF) e seu impacto de R$ 5 bilhões, a tendência é ampliação do deficit para o ano que vem. Porém, o reajuste faz parte do acordo para o fim do auxílio-moradia dos magistrados e afins a partir do ano que vem, assim que o reajuste passar a valer. A cobrança começa já.
As funções do Ministério do Trabalho serão distribuídas para várias pastas, da área social ao desenvolvimento industrial.
A independência do Banco Central cantada aos quatro ventos pelo futuro governo vem sendo apresentada como uma doce melodia para tentar convencer o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, a permanecer no cargo, a fim de promover essa independência nos próximos dois anos.
Noronha no páreo I / A visita do presidente eleito, Jair Bolsonaro, ao Judiciário ontem, deixou em muitos a certeza de que, a preços de hoje, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio Noronha, é considerado pule de dez para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal.
Noronha no páreo II / O presidente do STJ foi um dos poucos a não dar tanta importância à frase de Eduardo Bolsonaro sobre ser preciso apenas “um cabo e um soldado” para fechar o Supremo Tribunal Federal. Aliás, o deputado acompanhou o pai na visita ao STF e ao STJ.
Enquanto isso, no Planalto… / Os militares fizeram a maior festa para o futuro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno. E ainda ficaram impressionados com o fato de Jair Bolsonaro bater continência para o presidente Michel Temer. “Não foi aquela continência displicente. Foi para valer, certinha!”, comentou um militar do atual governo.
… tem festa / A escolha da deputada Teresa Cristina para Agricultura foi comemorada por mais de 40 prefeitos de municípios sul-mato-grossenses que estavam, ontem à tarde, no gabinete de Carlos Marun. Eles estão certos de que continuarão com interlocução privilegiada no futuro governo.
Da coluna Brasília-DF publicado em 21 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg Revelado o…
Os líderes de partidos mais conservadores se dividiram em relação aos reflexos políticas relacionados à…
Da coluna Brasília-DF publicado em 19 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…
Da coluna Brasília-DF publicado em 17 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com…
Da coluna Brasília-DF publicado em 15 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…
Por Denise Rothenburg - A deputada Bia Kicis (PL-DF) afirma que o seu…