Assessores palacianos já se preparam para aumentar o estoque de comprimidos contra dor de cabeça. É que, ali, no QG das decisões governamentais, há a certeza de que o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) será o mais exposto com a liberação do compartilhamento de dados pela Receita Federal e também da Unidade de Informações Financeiras (UIF), sucessora do Coaf. No papel de vice-presidente do Aliança pelo Brasil, Flávio Bolsonaro é hoje considerado peça-chave nos planos políticos de seu pai e tem sido voz ativa em defesa do governo no Senado.
Só o fato de reabrir a investigação já será motivo de desgaste, especialmente em ano eleitoral. O senador jurou a seus colegas no Senado que não tem relação com as movimentações do ex-assessor Fabrício Queiroz e negou qualquer participação em esquema de “rachadinhas” (quando os funcionários de um gabinete são obrigados a entregar parte do salário a outra pessoa). O presidente Bolsonaro, entretanto, promete seguir nas duas linhas, que adotou desde o início: a de que Flávio é investigado para tentar atingi-lo e a de que quem não deve, não teme.
Apesar da nota cautelosa da Febraban, a turma dos bancos não ficou nada satisfeita com o tabelamento de juros do cheque especial. Jamais esperava essa atitude de um governo que, no ano passado, criticou a presidente Dilma Rousseff por ela ter decidido baixar os juros na marra.
É assim que muita gente atenta aos projetos do Congresso tem se referido às propostas de emendas constitucionais, que o ministro da Economia, Paulo Guedes, enviou ao Congresso, até dentro do próprio governo. Mata-mata é um quelônio ameaçado de extinção que habita a Amazônia. São grandes jabutis colocados para serem retirados.
Um dos maiores quelônios no texto que Guedes enviou na PEC Emergencial é a redução de salários de servidores em 25%. Ainda que haja redução da jornada, a avaliação dos partidos que ajudam o governo é a de que não passa.
Moro, o próximo tema
Passado o julgamento do compartilhamento de dados e da segunda instância, o próximo grande tema no Supremo Tribunal Federal, que o Ministério Público e a Lava-Jato acompanham com uma lupa, é a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro. O PT pressiona para que seja julgado este ano. No partido, há a certeza de que, se o STF julgar o atual ministro da Justiça, suspeito no caso Lula, o ex-presidente deixará de ser tratado como criminoso. Hoje, depois de duas condenações, por mais que Lula diga que é inocente, sempre haverá quem o considere culpado.
Depois do pré-sal…/ O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, passou por Londres, Milão, está em Moscou e segue ainda hoje para Berlim, a fim de encontrar o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. A missão é apresentar as oportunidades de negócios no Brasil a megainvestidores estrangeiros. Entre quatro paredes, há quem diga que, depois da frustração com os leilões do petróleo, todo cuidado é pouco.
Quem manda/ O presidente Jair Bolsonaro pretende passar o ano-novo no Forte dos Andradas, no Guarujá, onde funciona o comando da brigada de artilharia antiaérea. Mas, quem vai decidir o destino da família para as festas de fim de ano, será a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que ontem invadiu a live do marido para comemorar 12 anos de casados.
Começou a desaceleração/ Passada a reunião do Mercosul em Bento Gonçalves na semana que vem, alguns integrantes do primeiro escalão devem tirar uns dias de férias. Entre eles, o chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno.
Nordestinos irados/ A citação em manchetes de sites de São Paulo a respeito do óleo venezuelano em praias do Rio de Janeiro virou notícia no WhatsApp, onde foi usada a expressão “óleo do Nordeste” chega ao litoral do Rio sem causar estrago ambiental. Ora, o óleo é venezuelano. #ficaadica para a turma de São Paulo.
Ao abrir a reunião ministerial, o presidente Lula deu as indicações de que estará voltado…
Blog da Denise publicado em 19 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda…
Blog da Denise publicado em 18 de janeiro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…
Coluna Brasília/DF, publicada em 17 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…
Coluna Brasília/DF, publicada em 16 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…
Coluna Brasília/DF, publicada em 15 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…