Categorias: coluna Brasília-DF

Prefeitos e parlamentares são a chave do segundo turno

A largada deste segundo turno indica que tanto o ex-presidente Lula quanto o presidente Jair Bolsonaro esperam contar com a estrutura de prefeitos, Brasil afora, para tentar angariar votos. Lula fez apelos nesse sentido durante as reuniões políticas desta semana. O petista, aliás, concentrou boa parte de sua entrevista em São Paulo à convocação dos prefeitos, citando a memória de seu governo.

No caso de Bolsonaro, houve solicitações no mesmo sentido a todos os governadores aliados, para que engajem os prefeitos na campanha. O governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema, por exemplo, já reuniu a maioria dos 853 de municípios mineiros em prol da campanha pela reeleição do presidente.

À paisana

Discretamente, militares acompanharam a eleição em vários pontos do país e não encontraram problemas. Agora, já estão se preparando para o segundo turno.

A missão de Prudente
Eleito deputado federal pelo MDB do DF, Rafael Prudente foi destacado pelo governo local para avaliar as chances de o partido definir uma fusão com outras legendas. Até aqui, os emedebistas estão mais fechados e só farão qualquer movimento mais robusto depois de conhecido o presidente da República que governará pelos próximos quatro anos.

Por falar em disputa presidencial…
A pesquisa Genial Quaest desta semana trouxe um dado que preocupou o PT. O percentual daqueles que responderam “sim” quando perguntados se Bolsonaro merece um segundo mandato subiu de 44% para 50%, enquanto o daqueles que responderam “não” caiu de 54% para 48%.

… o tempo é o senhor da razão
Na outra ponta, quando perguntados se Lula merece voltar, os eleitores pesquisados que diziam sim em setembro eram 54% e hoje são 51%. E o “não” , 44% e hoje 46%. Em suma, nada está garantido.

Deu bom, mas deu ruim/ Ao ouvir Lula dizer, em entrevista, que o Rio de Janeiro nunca recebeu tanto dinheiro como no seu governo, alguns integrantes do próprio PSD que apoiam Tarcísio de Freitas e assistiram à fala de Lula pela tevê comentaram que o governador daquele período, Sérgio Cabral, amarga a cadeia, enquanto o povo continua sem desenvolvimento.

Governo democrático/ Nem todo o secretariado de Rodrigo Garcia o acompanhará no voto ao presidente Jair Bolsonaro neste segundo turno. O secretário de Cultura de São Paulo, Sérgio Sá, anunciou em suas redes que votará no ex-presidente Lula.

A necessidade…/ Foi preciso um embate entre o PT e o PL de Jair Bolsonaro para que o ex-presidente Lula agradecesse o apoio recebido dos economistas do Plano Real citando o projeto deles como o “responsável por tirar o Brasil da hiperinflação da década de 90”. Edmar Bacha e Pérsio Arida sempre tiveram divergências em relação a planos econômicos do PT.

…faz o sapo pular/ Quando o Plano Real foi lançado, em 1993/1994, com Fernando Henrique Cardoso (foto) no Ministério da Fazenda, o PT foi o primeiro partido que o PSDB procurou para obter os votos necessários à aprovação da proposta no Parlamento. O PT disse não, porque considerou que poderia prejudicar a eleição de Lula, àquela altura, líder das pesquisas de intenção de voto. E quem apoiou o Real foi o PFL, de Antonio Carlos Magalhães, Jorge Bornhausen e Marco Maciel. Fernando Henrique Cardoso venceu no primeiro turno, em 1994.

Denise Rothenburg

Posts recentes

Um Sidônio só não faz verão

Blog da Denise publicado em 18 de janeiro de 2024, por Denise Rothenburg Com a…

17 horas atrás

PT trabalha para segurar o PSB

Coluna Brasília/DF, publicada em 17 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

2 dias atrás

Tiraram o bode da sala

Coluna Brasília/DF, publicada em 16 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

3 dias atrás

A disputa pelo discurso da democracia

Coluna Brasília/DF, publicada em 15 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

4 dias atrás

As apostas de Lula

Coluna Brasília/DF, publicada em 14 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

5 dias atrás

Supersalários no Judiciário: 93% dos magistrados brasileiros receberam acima do teto

Coluna Brasília/DF, publicada em 12 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

1 semana atrás