Os esforços do governo em mostrar uma união nacional e ter o controle sobre a aquisição de vacinas não durou 48 horas, haja vista a decisão liminar do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), que libera os estados para comprarem os imunizantes.
O governo se prepara para recorrer. Na seara política, é não deixar o governador de São Paulo, João Doria, disponibilizar as vacinas antes do Plano Nacional de Imunização contra covid-19, idealizado pelo governo Bolsonaro.
Em tempo: embora o presidente tenha reiterado que não tomará qualquer vacina, não quer perder essa batalha para aquele que considera, hoje, seu futuro adversário. Doria, por exemplo, já avisou que pretende começar a vacinação em São Paulo na última semana de janeiro. Essa será a guerra de abertura de 2021. E de maior interesse para a população do que a do comando do Congresso.
Acostumado a sempre marcar posição, o PSol foi chamado pelas esquerdas a se juntar a um movimento pragmático a fim de evitar a eleição de um candidato totalmente alinhado ao presidente Jair Bolsonaro, no caso, Arthur Lira.
O partido tem sido alertado pelas demais legendas de esquerda, que, diante da perspectiva de decisão em um turno único, não dá para brincar. PDT, PT, PCdoB e PSB e PSol já fecharam que não apoiarão Lira, mas não disseram ainda se vão se juntar ao bloco dos seis partidos já em construção para enfrentar o cacique do Centrão.
Bolsonaro bem que tentou ajudar Lira, ao declarar que não interferirá na eleição para presidente da Câmara. Ninguém acreditou, especialmente, depois de o ex-ministro do Turismo Marcelo Álvaro ter reclamado que seu cargo estava em negociação, e Marcos Pereira ter ido comemorar o apoio a Lira dentro do Planalto.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (AP), e o da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), ambos do DEM, estão de mal. O pano de fundo é que Alcolumbre coloca no deputado a culpa da derrocada da possibilidade de reeleição. E essa “convicção” do senador está tão difícil de tirar que já chegou a ponto de sequer comunicar o horário da sessão do Congresso.
Alcolumbre está construindo a candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e está difícil de contornar o MDB, que tem quatro pré-candidatos e chances reais de, desta vez, conquistar a Presidência da Casa.
“Só no Brasil liberal se defende a destinação de dinheiro da escola pública para instituição privada”
do deputado João Carlos Bacelar (Podemos-BA) sobre a votação do Fundeb, que tentou levar recursos a escolas religiosas numa emenda defendida pelo partido Novo
Chance na mão/ Os emedebistas têm a possibilidade de fazer a primeira mulher presidente do Senado, caso o partido lance a candidatura de Simone Tebet (MS). Só tem um probleminha: os “três mosqueteiros” definidos por Bolsonaro, ontem, no Planalto, almejam o cargo: os líderes do governo no Congresso, Eduardo Gomes (TO), do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (PE), e o do partido, Eduardo Braga (AM).
Atrapalhou geral/ A expressão usada por Bolsonaro arrisca colocar, na testa dos três, a pecha de aliados incondicionais do Planalto, tirando a aura de independência que pode atrair mais votos no plenário da Casa. Aliás, foi essa mão do presidente em defesa de Maia que tirou a esquerda de Lira.
Começaram as despedidas/ O deputado Raul Henry (MDB-PE) abriu a leva de discursos de despedidas do atual presidente, Rodrigo Maia, antes mesmo de encerrada a sessão legislativa de 2020. Henry fez uma homenagem ao colega, definindo sua administração como corajosa, de defesa das instituições e da democracia.
Ao abrir a reunião ministerial, o presidente Lula deu as indicações de que estará voltado…
Blog da Denise publicado em 19 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda…
Blog da Denise publicado em 18 de janeiro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…
Coluna Brasília/DF, publicada em 17 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…
Coluna Brasília/DF, publicada em 16 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…
Coluna Brasília/DF, publicada em 15 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…