Categorias: coluna Brasília-DF

Guerra por recursos

A guerra pelos recursos

Enquanto aguarda a definição do plano de segurança do Rio de Janeiro, o presidente Michel Temer será chamado a arbitrar uma nova briga no governo, envolvendo R$ 400 milhões. É que os deputados estão aproveitando o texto da legislação que abre o capital das companhias áreas para transferir esses recursos do Sebrae ao caixa da Embratur, a ser transformada em agência de turismo.
O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, chegou ao Congresso para brecar a operação. “O governo já havia definido que não retiraria recursos do Sebrae. É desvio de finalidade e é inconstitucional. Agora, transformaram esse projeto das aéreas num X-tudo”, reclama Afif. Hoje, a queda de braço entre Turismo e Sebrae terá um desfecho. Ambos apelaram ao presidente Temer e aos deputados, que ainda não decidiram a quem atender.

» » »

Paralelamente ao corpo a corpo de Afif, funcionários da Embratur mandam mensagens raivosas e anônimas a deputados, com apelos para que não transformem a Embratur em agência. A briga está feia.

O alvo de Michel Temer

Com ares de quem não é candidato à reeleição, o presidente Michel Temer vai aos poucos dinamitando o programa de governo de Jair Bolsonaro. Na linha de que, “se é para fazer o mesmo, não precisa mudar”, Temer fez a intervenção no Rio de Janeiro, colocou um militar no Ministério da Defesa e, de quebra, avança com a autonomia do Banco Central.

Por falar em Banco Central…

Aos poucos, o governo dará mais visibilidade ao trabalho do presidente do BC, Ilan Goldfajn. Tudo para não deixar o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, como o pai absoluto da melhoria dos indicadores econômicos.

Coincidências

O prefeito de Salvador, ACM Neto, passou a terça-feira em conversas com parlamentares do partido, mesmo dia em que o presidente do Conselho de Ética, Elmar Nascimento (DEM-BA), abriu processo contra quatro deputados enroscados em escândalos, entre eles, Lucio Vieira Lima (MDB-BA), irmão do ex-ministro Geddel. Aliados do prefeito tentam conquistar o MDB local, mas sem ter o desgaste de explicar os milhões de
reais encontrados num apê alugado pelos Vieira Lima.

Nova chapa no DF

O governador Rodrigo Rollemberg que se prepare: seu antigo parceiro na política, Joe Valle (PDT), hoje adversário, tenta fechar uma chapa com a secretária de Esportes, Leila Barros, para concorrer ao governo do Distrito Federal. Leila está a um passo de deixar o PRB. A chapa tem o aval do PDT nacional e as conversas dos pedetistas com Leila começaram a agitar a política local.

Quanta bab…/ Os deputados Edmilson Rodrigues (PSol-PA) e Laerte Bessa (foto), do MDB-DF, quase foram às vias de fato ontem no plenário. Tudo porque Edmilson estava na tribuna, não encerrava o discurso e Bessa, impaciente, chamou o colega de “babaca”. Pronto. A confusão estava formada.

Mais sorte que juízo/ O uso da palavra imprópria só não teve maiores consequências para Bessa porque o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, logo tratou de encerrar a discussão entre os dois. “Estou falando porque tive voto no Pará para defender o povo e o interesse público, não para defender interesses escusos”, retrucou o paraense.

Marun no CB.Poder/ O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, é o entrevistado de hoje do CB.Poder, ao vivo, às 13h40, na TV Brasília, com transmissão pelo Facebook do Correio Braziliense.

CB Debate/ O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, abre na próxima terça-feira, 6 de março, o Correio Debate sobre o sistema tributário no contexto do desenvolvimento econômico do país. O seminário começa às 9h, no auditório do Correio Braziliense, no Setor de Indústrias Gráficas, atrás da Câmara Legislativa.

Denise Rothenburg

Compartilhe
Publicado por
Denise Rothenburg

Posts recentes

Integrantes do PL temem a extinção do partido

A inclusão do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, entre os indiciados no inquérito da…

8 horas atrás

Deputados federais e governador do Piauí se reúnem com Hugo Motta em Teresina

Por Eduarda Esposito — O deputado federal e candidato à presidência da Câmara dos Deputados Hugo Motta…

1 dia atrás

Não mexam com quem está quieto

Da coluna Brasília-DF publicado em 21 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg Revelado o…

3 dias atrás

Tentativa de golpe provoca racha entre partidos conservadores

Os líderes de partidos mais conservadores se dividiram em relação aos reflexos políticas relacionados à…

3 dias atrás

De legados e fracassos

Da coluna Brasília-DF publicado em 19 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…

5 dias atrás

Galípolo baixa expectativas de juros do PT

  Da coluna Brasília-DF publicado em 17 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com…

6 dias atrás