Guerra por recursos

Publicado em coluna Brasília-DF

A guerra pelos recursos

Enquanto aguarda a definição do plano de segurança do Rio de Janeiro, o presidente Michel Temer será chamado a arbitrar uma nova briga no governo, envolvendo R$ 400 milhões. É que os deputados estão aproveitando o texto da legislação que abre o capital das companhias áreas para transferir esses recursos do Sebrae ao caixa da Embratur, a ser transformada em agência de turismo.
O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, chegou ao Congresso para brecar a operação. “O governo já havia definido que não retiraria recursos do Sebrae. É desvio de finalidade e é inconstitucional. Agora, transformaram esse projeto das aéreas num X-tudo”, reclama Afif. Hoje, a queda de braço entre Turismo e Sebrae terá um desfecho. Ambos apelaram ao presidente Temer e aos deputados, que ainda não decidiram a quem atender.

» » »

Paralelamente ao corpo a corpo de Afif, funcionários da Embratur mandam mensagens raivosas e anônimas a deputados, com apelos para que não transformem a Embratur em agência. A briga está feia.

O alvo de Michel Temer

Com ares de quem não é candidato à reeleição, o presidente Michel Temer vai aos poucos dinamitando o programa de governo de Jair Bolsonaro. Na linha de que, “se é para fazer o mesmo, não precisa mudar”, Temer fez a intervenção no Rio de Janeiro, colocou um militar no Ministério da Defesa e, de quebra, avança com a autonomia do Banco Central.

Por falar em Banco Central…

Aos poucos, o governo dará mais visibilidade ao trabalho do presidente do BC, Ilan Goldfajn. Tudo para não deixar o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, como o pai absoluto da melhoria dos indicadores econômicos.

Coincidências

O prefeito de Salvador, ACM Neto, passou a terça-feira em conversas com parlamentares do partido, mesmo dia em que o presidente do Conselho de Ética, Elmar Nascimento (DEM-BA), abriu processo contra quatro deputados enroscados em escândalos, entre eles, Lucio Vieira Lima (MDB-BA), irmão do ex-ministro Geddel. Aliados do prefeito tentam conquistar o MDB local, mas sem ter o desgaste de explicar os milhões de
reais encontrados num apê alugado pelos Vieira Lima.

Nova chapa no DF

O governador Rodrigo Rollemberg que se prepare: seu antigo parceiro na política, Joe Valle (PDT), hoje adversário, tenta fechar uma chapa com a secretária de Esportes, Leila Barros, para concorrer ao governo do Distrito Federal. Leila está a um passo de deixar o PRB. A chapa tem o aval do PDT nacional e as conversas dos pedetistas com Leila começaram a agitar a política local.

Quanta bab…/ Os deputados Edmilson Rodrigues (PSol-PA) e Laerte Bessa (foto), do MDB-DF, quase foram às vias de fato ontem no plenário. Tudo porque Edmilson estava na tribuna, não encerrava o discurso e Bessa, impaciente, chamou o colega de “babaca”. Pronto. A confusão estava formada.

Mais sorte que juízo/ O uso da palavra imprópria só não teve maiores consequências para Bessa porque o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, logo tratou de encerrar a discussão entre os dois. “Estou falando porque tive voto no Pará para defender o povo e o interesse público, não para defender interesses escusos”, retrucou o paraense.

Marun no CB.Poder/ O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, é o entrevistado de hoje do CB.Poder, ao vivo, às 13h40, na TV Brasília, com transmissão pelo Facebook do Correio Braziliense.

CB Debate/ O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, abre na próxima terça-feira, 6 de março, o Correio Debate sobre o sistema tributário no contexto do desenvolvimento econômico do país. O seminário começa às 9h, no auditório do Correio Braziliense, no Setor de Indústrias Gráficas, atrás da Câmara Legislativa.