Categorias: coluna Brasília-DF

Com perfil mais ‘suave’, Flávio Bolsonaro é mais interlocutor do que o irmão Eduardo

Coluna Brasília-DF/ Por Denise Rothenburg

Os filhos de Jair: um morde, o outro assopra

Os irmãos Bolsonaro com mandato no Congresso praticamente já definiram o papel e o estilo de cada um no Legislativo, pelo menos, na primeira fase do governo do pai, o presidente eleito, Jair Bolsonaro. O senador eleito Flávio Bolsonaro chega de forma mais suave, disposto a, primeiro, conhecer o Senado e repetindo a muitos a frase que a coluna ouviu, outro dia, de aliados do presidente eleito: “Pato novo não mergulha fundo”. Eduardo, reeleito deputado por São Paulo, retorna à Câmara dos Deputados cobrando, em entrevista ao SBT, um comandante “mais trator” para dirigir a Casa, o que soou para muitos como um chega pra lá em Rodrigo Maia, portador de um perfil mais moderado.

As particularidades tornam o senador eleito muito mais interlocutor do que o deputado. Há quem aposte, desde já, que os partidos tendem a “empoderar” quem se mostra mais afável e “isolar” quem chega de forma mais agressiva. Se o pai não fizer diferença entre os filhos, os parlamentares farão. Faça sua aposta.

O que mais preocupa I

Atual e futuro governo estão hoje concentrados em evitar a aprovação da chamada pauta-bomba. É esse o tema que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, vai tratar de forma mas alentada com os congressistas esta semana.

O que mais preocupa II

Há duas questões prontas para ir a voto. Uma delas é o veto ao projeto de lei que permitia a volta ao Simples de empresas que não quitaram seus tributos. O futuro governo não deseja a aprovação de nada que agrave a situação fiscal para 2019, um ano que certamente será de sacrifícios.

Doria em circulação

No périplo que fará por Brasília esta semana, o governador eleito de São Paulo, João Doria, terá encontros com outros colegas “novatos”: Ibaneis Rocha, do Distrito Federal, e Romeu Zema, de Minas Gerais. Há quem diga que se trata de um pé na ação mais nacional.

Amarras para o futuro

Doria planeja se tornar uma espécie de porta-voz dos estados junto ao governo Jair Bolsonaro. Há quem acredite que essa posição pode projetá-lo para, daqui a quatro anos, se for o caso, concorrer à Presidência da República. O fato de ter colocado Gilberto Kassab no Gabinete Civil foi visto como um passo nessa direção.

O conselheiro I/ No entorno de Jair Bolsonaro, há quem aposte que o embaixador Ernesto Fraga Araújo será o assessor internacional do Planalto, assim como o foi Marco Aurélio Garcia para Lula. Porém, o estilo de Araújo está mais para o do empresário Augusto Frederico Schmidt, braço direito de Juscelino Kubistchek.

O conselheiro II/ Schmidt sugeriu a Operação Pan-Americana, um projeto de ajuda no desenvolvimento da América Latina, que JK apresentou ao governo dos Estados Unidos, em 1958.

Não conte com eles/ O PSB não vai se juntar à oposição pura e simples capitaneada pelo PT. Os socialistas fecham essa legislatura com 21 deputados e elegeram 32. Agora, querem uma “oposição propositiva”.

Portos em debate/ A pouco menos de dois meses para o fim do governo, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira (foto), vai abrir, nesta quinta-feira, em Brasília, o 5º Encontro da Associação dos Terminais Portuários Privados, com a missão de explicar aos maiores investidores do setor os desdobramentos do Plano

Humberto Rezende

Jornalista desde 1997.

Compartilhe
Publicado por
Humberto Rezende

Posts recentes

Reforma ministerial e fidelidade

Blog da Denise publicado em 21 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda…

18 horas atrás

Os recados de Lula no dia da  posse de Trump

Ao abrir a reunião ministerial, o presidente Lula deu as indicações de que estará voltado…

2 dias atrás

O papel de Michelle no jogo eleitoral

Blog da Denise publicado em 19 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda…

3 dias atrás

Um Sidônio só não faz verão

Blog da Denise publicado em 18 de janeiro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…

3 dias atrás

PT trabalha para segurar o PSB

Coluna Brasília/DF, publicada em 17 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

5 dias atrás

Tiraram o bode da sala

Coluna Brasília/DF, publicada em 16 de janeiro de 2025, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

6 dias atrás