Categorias: GOVERNO LULA

Fenae adere à campanha Feminicídio Zero do Ministério das mulheres

Crédito: Augusto Coelho/Fenae

Por Eduarda Esposito — A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) aderiu hoje (28) à campanha Feminicídio Zero do Ministério das Mulheres. O compromisso firmado inclui medidas urgentes e concretas para atuar na prevenção e erradicação do feminicídio de forma responsável.

Vale lembrar que a entidade liderou o movimento contra o assédio na Caixa Econômica Federal. Na época, denúncias foram feitas e, na semana passada, o ex-vice-presidente do banco Antônio Carlos Ferreira de Sousa foi demitido por justa causa após investigações da Controladoria-Geral da União (CGU) por assédio moral e sexual.

O presidente da Fenae, Sergio Takemoto, assinou a carta-compromisso juntamente a ministra Cida Gonçalves. “Com esta adesão, a Fenae reafirma seu papel social e a importância de engajar as entidades associadas na promoção de um ambiente seguro e igualitário para mulheres em toda a sua diversidade. A assinatura dessa carta-compromisso reforça que os empregados da Caixa sabem da importância de fazer o combate ao feminicídio e de combater a toda forma de assédio moral ou assédio sexual”, afirmou Takemoto.

A ministra agradeceu o compromisso da entidade e destacou a importância da mobilização social para tratar de um problema que, segundo ela, virou uma epidemia. “Com a campanha Feminicídio Zero nosso objetivo é que a violência não seja um problema só das mulheres. O Brasil inteiro discuta o que está acontecendo. A cada seis minutos uma mulher ou uma menina é violada sexualmente e a cada seis horas uma mulher é assassinada no Brasil”, disse a ministra.

Gonçalves também aproveitou a oportunidade para falar das ações do governo em relação a mulheres vítimas da violência como a construção de casas da mulher brasileira, instalação de serviços especializados e fortalecimento da legislação.

Feminicídio Zero

A iniciativa integra a Articulação Nacional pelo Feminicídio Zero e envolve diversos setores da sociedade brasileira com o objetivo de prevenir e erradicar todas as formas de violência contra mulheres. E a Fenae vai promover ações integradas ao programa “Fenae com Elas”, que mobilizará empregados da Caixa e as Apcefs em projetos de inclusão social por meio do Movimento Solidário.

Denise Rothenburg

Posts recentes

Carta para o governo é lançada em Conferência Nacional de Liberdade na Câmara

Por Eduarda Esposito — Aconteceu hoje (28) a Conferência Nacional de Liberdade no Auditório Nereu…

9 horas atrás

Deputado Marcel Van Hattem fala sobre seu indiciamento em evento na Câmara

Por Eduarda Esposito — O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) falou hoje (28) sobre o…

10 horas atrás

Lula coloca Congresso em xeque

Coluna Brasília/DF, publicada em 28 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

14 horas atrás

Fim do Simples Nacional preocupa parlamentares e entidades do comércio e serviços

Por Eduarda Esposito — Hoje (27) ocorreu o almoço promovido pela Frente Parlamentar de Comércio…

1 dia atrás

Nem todos gostaram do projeto das emendas

Coluna Brasília/DF, publicada em 27 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda Esposito…

1 dia atrás

Os “imexíveis”

  Coluna Brasília/DF, publicada em 26 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…

2 dias atrás