Categorias: coluna Brasília-DF

Efeito cascata e janela para a Previdência

Na surdina, deputados e senadores comemoraram o reajuste de 16% aprovado por 6 a 4 pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). É que, com essa decisão, há um grupo que se sentirá mais à vontade para tratar do tema, depois que a eleição passar, propondo inclusive o mesmo percentual.

Há quem diga que, se os deputados seguirem o plano de buscar o mesmo reajuste, o presidente eleito, seja quem for, terá condições de apelar para as dificuldades orçamentárias e, antes mesmo de tomar posse, pedir que eles arrumem receita para não ampliar o deficit de
R$ 139 bilhões que espera o próximo governo. E, nesse sentido, leitor, saiba de antemão que quem vai pagar essa conta são os meus, os seus e os nossos.

É a bancada, estúpido!
A insistência de Lula para fazer do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad candidato está diretamente relacionada à necessidade de o partido eleger de 10 a 14 deputados federais no estado, celeiro dos votos no país. A ideia é que com um candidato paulista à Presidência da República e ao governo estadual fica mais fácil.

Na ponta do lápis
O PT calcula que, se sair com pelo menos 10 deputados de São Paulo e eleger dois em cada um dos demais estados, terá condição de fazer a maior bancada e, com isso, tentar comandar a Câmara no ano que vem.

Tudo pelo partido
André Fufuca, do PP do Maranhão, que pediu vistas no processo do STF que pediu a cassação de Paulo Maluf (PP-SP), só deve entregar o caso para avaliação da Mesa Diretora depois da eleição. Espera, assim, ajudar o partido a não ficar em evidência pelos malfeitos de Maluf. O PP sonha em fazer uma grande bancada para mandar na Câmara, e em qualquer um que vencer a eleição. Investirá todo o fundo partidário nesse projeto. Maluf, se fosse cassado agora, seria um incômodo.

E eles conseguiram
O Senado ainda trabalhou ontem, mas, na Câmara, só quem conseguiu emplacar alguma coisa foi a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Foi instalada a comissão especial da MP 843. A medida trata do programa Rota 2030, sobre as regras e incentivos para o setor automotivo.
A votação da MP, porém, é outra história. Vence em 16 de novembro, ou seja, haverá pouco tempo para análise depois da eleição.

Ligações/ À boca pequena, comentava-se ontem que o voto de Cristiane Alkmin pelo arquivamento do processo contra a Rodrimar no Cade está diretamente relacionado ao fato de a conselheira ter trabalhado para o grupo Libra, que também é favorável à taxação da entrega de contêineres aos terminais retroalfandegados.

Ligações II/ Para quem não se lembra, o grupo Libra é aquele de Gonçalo Torrealba, que chegou a ter a prisão decretada pelo ministro Luiz Roberto Barroso, do STF, na Operação Skala, a mesma que teve como alvo amigos do presidente Michel Temer.

Ligações III/ Torrealba foi muito ligado ao ex-deputado Eduardo Cunha, e não eram poucas as fotos do casal Cunha com Carina e Gonçalo Torrealba pelo mundo afora nos tempos de bonança, inclusive em Barbados, um paraíso natural e fiscal.

CB.Poder/ O deputado Paulo Teixeira (foto), do PT-SP, disse ao programa CB.Poder que a TV Globo foi culpada da sentença a Lula. Na avaliação dele, assim que “baixar a poeira”, a condenação em segunda instância será revista pelos tribunais superiores. O programa está disponível no Facebook do Correio Braziliense.

Denise Rothenburg

Compartilhe
Publicado por
Denise Rothenburg

Posts recentes

Deputados federais e governador do Piauí se reúnem com Hugo Motta em Teresina

Por Eduarda Esposito — O deputado federal e candidato à presidência da Câmara dos Deputados Hugo Motta…

21 horas atrás

Não mexam com quem está quieto

Da coluna Brasília-DF publicado em 21 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg Revelado o…

2 dias atrás

Tentativa de golpe provoca racha entre partidos conservadores

Os líderes de partidos mais conservadores se dividiram em relação aos reflexos políticas relacionados à…

3 dias atrás

De legados e fracassos

Da coluna Brasília-DF publicado em 19 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…

4 dias atrás

Galípolo baixa expectativas de juros do PT

  Da coluna Brasília-DF publicado em 17 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com…

6 dias atrás

Anistia é problema de Lira e vai para o fim da fila

Da coluna Brasília-DF publicado em 15 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…

1 semana atrás