Categorias: coluna Brasília-DF

Duelo de cachorro grande

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, enviou à Casa Civil suas preferências para a Superintendência Nacional de Previdência Complementar, a Previc. O pedido da Fazenda mantém praticamente intacta a atual diretoria e vai provocar a ira do líder do governo, André Moura (PSC-SE). Com os demais partidos do Centrão, Moura pedia mudanças na autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda. Ele e Guardia já chegaram a ter discussões de bater mão na mesa. Agora, parece que Guardia riscou o chão e quer ver se o líder dos pesos-pesados do centrão cruza a linha.

Nem tudo desce
Vem por aí uma guerra de interpretações sobre o foro privilegiado entre políticos acusados de recebimento de propina, advogados e ministros do Supremo. Parte da turma enroscada na Lava-Jato considera que terminaram acusados por causa do “exercício da função”, como foi dito aqui ontem. Logo, ficariam no rol do foro privilegiado. A aposta geral é a de que as decisões serão “caso a caso”, ou seja, vai dar problema.

Nem todos querem
Em meio a tanta confusão sobre como ficarão os processos depois da prerrogativa de foro, tem gente torcendo para que as ações desçam para a primeira instância, a fim sair um pouco dos holofotes. O senador Aécio Neves (PSDB-MG), por exemplo, tem dito a muitos que, se seu processo relativo à JBS ficar no STF, terá que concorrer a um mandato de deputado federal a fim de ter uma tribuna onde possa expor a sua visão dos fatos.

O foco de maio
Os partidos dedicam o mês das noivas e das mães às alianças estaduais, o que aumentará a pressão sobre os pré-candidatos a presidente da República. Quem está mais sob fogo cruzado é o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Por falar em estados…
O PT não tem muito do que reclamar da vida. Pelo menos, no Nordeste. Lá, dos nove estados, seus candidatos a governador largam bem em quatro, segundo levantamento da Arko Advice: Bahia, Ceará, Piauí e, ainda, Rio Grande do Norte.

Desafio eleitoral
A mesma Arko mostra que o índice de reeleição vem caindo. Em 2006, tiveram sucesso 79% dos governadores que buscaram um novo mandato. Em 2010, caiu para 73%. Em 2014, ficou em 68%. Para 2018, as chances de vitória para quem concorre a um novo mandato serão bem mais baixas. Fala-se em algo perto de 30%.

Muita calma nesta hora/ As últimas declarações de Rodrigo Maia sobre o ex-governador Geraldo Alckmin (foto)causaram um certo desconforto no próprio DEM. Há quem diga que Maia escolheu o alvo errado. Ele precisa é tirar voto de Jair Bolsonaro, que continua aparecendo muito bem nas pesquisas.

Educação midiática…/ O Instituto Palavra Aberta realiza nesta terça-feira, 08, a 12ª edição da Conferência Legislativa Sobre Liberdade de Expressão, no Congresso Nacional, com o tema Educação Midiática. Esse conteúdo já é adotado como política pública na Europa e nos Estados Unidos com o intuito de educar crianças, adolescentes e universitários para não produzir, não disseminar, e aprender a identificar e combater as fake news (notícias falsas).

… e personalidades/ Autoridades dos Três Poderes da República vão compor as mesas de debates. Entre elas, o ministro de Estado da Transparência, Wagner Rosário, o ministro-chefe da Secom da Presidência da República, Márcio de Freitas, os senadores Ana Amélia (PP-RS) e Cristovam Buarque (PPS-DF), e o deputado Mendonça Filho (DEM-PE). Cristovam e Mendonça são ex-ministros da Educação e extremamente dedicados ao tema.

Despedida/ O velório do ministro aposentado do Superior Tribunal do Trabalho (TST) Marcelo Pimentel será hoje, a partir das 10h, no hall de entrada do bloco B do TST. De acordo com a família, o corpo será cremado.

Denise Rothenburg

Compartilhe
Publicado por
Denise Rothenburg

Posts recentes

Integrantes do PL temem a extinção do partido

A inclusão do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, entre os indiciados no inquérito da…

7 horas atrás

Deputados federais e governador do Piauí se reúnem com Hugo Motta em Teresina

Por Eduarda Esposito — O deputado federal e candidato à presidência da Câmara dos Deputados Hugo Motta…

1 dia atrás

Não mexam com quem está quieto

Da coluna Brasília-DF publicado em 21 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg Revelado o…

3 dias atrás

Tentativa de golpe provoca racha entre partidos conservadores

Os líderes de partidos mais conservadores se dividiram em relação aos reflexos políticas relacionados à…

3 dias atrás

De legados e fracassos

Da coluna Brasília-DF publicado em 19 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…

5 dias atrás

Galípolo baixa expectativas de juros do PT

  Da coluna Brasília-DF publicado em 17 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com…

6 dias atrás