Categorias: coluna Brasília-DF

Assustou e irritou

O fato de a Polícia Federal elencar a filha do presidente Michel Temer como testemunha no inquérito dos portos serviu de combustível para o tom incisivo que o emedebista adotou em seu pronunciamento no Planalto. Temer não se conforma com o fato de, em quatro meses, a Polícia Federal não ter concluído o inquérito. Há a convicção no Planalto de que os vazamentos desta semana e a convocação de Maristela vieram sob encomenda para garantir mais uma prorrogação. Na avaliação de ministros, se houvesse fato concreto para oferecer denúncia contra o presidente, a PF já teria encerrado as investigações. Ao pedir nova prorrogação, a PF deixa Temer ainda mais desgastado e exposto politicamente. Para quem precisaria se dedicar neste período pré-eleitoral à montagem das candidaturas do partido pelo Brasil afora, é o pior dos mundos.

Tarde demais I

Os petistas ainda tentaram uma reaproximação com o ex-ministro Antonio Palocci para demovê-lo da delação premiada. Não deu certo. Palocci mandou dizer que, ao longo de todo o período na prisão, não recebeu sequer um telefonema de solidariedade. Tampouco foi chamado de “guerreiro do povo brasileiro”.

Tarde demais II

Palocci põe o PT em grandes dificuldades. Afinal, se for tudo comprovado, até o registro do partido estará sob risco.

Renan vai a Lula

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) pediu para seus advogados requisitarem um horário para que ele possa visitar o ex-presidente Lula na sede da PF, em Curitiba, onde o petista cumpre pena.

Precavidos

Além do pedido à juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara de Execuções Penais de Curitiba, os advogados planejam preparar também recurso à instância superior. Afinal, Renan quer deixar bem claro que se trata de uma visita e não de uma inspeção.

Casamento eleitoral

O PT claramente escolheu o deputado Jair Bolsonaro para brigar em plenário, observa o deputado Beto Mansur (MDB-SP). E o PT não esconde essa estratégia. Em conversas reservadas, os petistas têm a certeza de que uma disputa entre Bolsonaro e um candidato de Lula no segundo turno é a certeza do retorno do partido ao poder.

No embalo do casório…

O bate-boca entre petistas e bolsonaristas serviu de motor para o manifesto que o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) e o deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) planejam fazer no mês que vem. A ordem é deixar claro que o país não merece esse “populismo autoritário” de esquerda e de direita.

Quem não chora…/ O senador Dário Berger (MDB-SC) chegou irado ontem ao quarto andar do Palácio do Planalto. Foi cobrar o corte de R$ 1 milhão em suas emendas parlamentares. Estava tão bravo que conseguiu repor os recursos.

Se não pode derrotá-los…/ … Junte-se a eles. Na pré-convenção que o MDB de Minas Gerais fará nesta terça-feira, Adalclever Lopes vai defender que o partido tenha candidato próprio ao governo estadual. Tudo porque as consultas internas indicaram que essa é a preferência dos convencionais. Mas, como as convenções oficiais para escolha de candidatos serão apenas em julho, tudo pode mudar no balanço dos dias.

Segurança em debate I/ O 8º Seminário Internacional de Direito Administrativo e Administração Pública terá como tema a segurança pública. A organização é do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e da FGV projetos, em 24 e 25 de maio, no auditório do IDP em Brasília. Em discussão, temas como sistema único de segurança, gastos públicos, encarceramento feminino.

Segurança em debate II/ Já confirmaram presença no seminário o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann (foto), e o deputado português Vitalino Canas, autor da legislação sobre criminalização das drogas em Portugal.

Denise Rothenburg

Compartilhe
Publicado por
Denise Rothenburg

Posts recentes

Governo aposta em racha nos partidos de centro

Coluna Brasília-DF publicada na quinta-feira, 29 de janeiro de 2026, por Denise Rothenburg com Eduarda…

4 dias atrás

Gleisi diz que GDF e governo do Rio de Janeiro têm muito mais a explicar sobre o caso Master

Num café nesta manhã (28/1) com jornalistas, a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, revelou…

5 dias atrás

Quando a ética se torna necessidade

Coluna Brasília-DF publicada na terça-feira, 27 de janeiro de 2026, por Carlos Alexandre de Souza…

6 dias atrás

Tarcísio refaz seu jogo

Brasília-DF DENISE ROTHENBURG (COM EDUARDA ESPOSITO) deniserothenburg.df@dabr.com.br   Entre os aliados do governador de São…

1 semana atrás