Um grupo de senadores caminha para tentar adiar a votação prevista para a próxima terça-feira sobre a devolução do mandato do senador Aécio Neves. É que existe uma grande parcela de parlamentares que prefere não ter que apreciar o destino do colega, deixando a bola nos pés do Supremo Tribunal Federal. Parece medo das reações nas redes sociais e opinião pública. E é.
Em conversas reservadas, alguns senadores que votaram a favor da urgência na quinta-feira avaliam que a decisão do STF sobre o afastamento, marcada para 11 de outubro, deu discurso aos que não querem aparecer defendendo o colega. Eles têm plena certeza de que o STF errou ao determinar o afastamento e o recolhimento noturno do senador Aécio com base no Código de Processo Penal (CPP). Porém, torcem para não terem que se posicionar a respeito. Foi esse sentimento que evitou a votação na última quinta-feira e promete se repetir na terça-feira.
Denúncia furacão
Parlamentares avaliam que a primeira denúncia contra o presidente Michel Temer chegou à Câmara numa categoria 5, com alto poder destruição, e virou uma tempestade tropical. Com essa segunda acusação de Rodrigo Janot a Temer, o sentimento da Casa é o inverso: chegou como apenas uma chuva forte, alguns ventos, mas à medida que o tempo passa, o poder de destruição vai aumentando.
Por enquanto, categoria 2
A avaliação geral dos deputados é a de que a denúncia não derrubará Michel Temer. Porém, avisam: “Se vier uma terceira, o presidente pode esvaziar as gavetas”.
E o Renan, hein?
No Planalto, há quem diga que Renan Calheiros (PMDB-AL) resolveu atacar novamente o presidente Michel Temer porque sabia da gravação, divulgada ontem pelo site da revista Veja. Na conversa, o empresário Joesley Batista cita um jantar que teve com o senador alagoano e que chegou a comentar o depoimento ao Ministério Público.
Rede convida Marlon Reis
O juiz da Lei da Ficha Limpa, como Marlon Reis é conhecido, foi convidado pela Rede para concorrer ao governo do Tocantins. Será palco certo para Marina Silva no ano que vem.
CURTIDAS
O especialista/ Num determinado ponto dos áudios das conversas de Joesley Batista, divulgadas ontem pela revista Veja, ele diz à advogada Fernanda Tórtima: “Quer aprender a corromper os outros? É a técnica, sabia?”. Eis que Fernanda pergunta: “Qual a técnica?” A prosa segue para outro rumo e Joesley não revela.
Dois pesos/ Os senadores aliados a Aécio Neves coletam todas as informações a respeito do caso do deputado Celso Jacob (PMDB-RJ) que, condenado à prisão, passa o dia na Câmara, no exercício do mandato, e se recolhe à noite. O senador foi afastado do mandato e levado ao recolhimento sem julgamento.
Bauer e Falcão I/ Senadores viram um quê de Rui Falcão no gesto do líder do PSDB, senador Paulo Bauer, de pedir o adiamento da votação sobre o mandato de Aécio Neves para a semana que vem. Assim como Falcão prejudicou o líder do governo Dilma, Delcídio do Amaral, Bauer não ajudou Aécio. Agora, ainda que Bauer tenha dito que não defenderá um novo adiamento, o estrago está feito.
Bauer e Falcão II/ Em novembro de 2015, o ex-senador Delcídio do Amaral (foto) foi preso, acusado de tramar a fuga do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Estava tudo pronto para os senadores revogarem a prisão quando veio uma carta de Falcão, com críticas a Delcídio. Aí, criou-se a porta de saída para a base do governo Dilma, incomodada em votar a favor do senador petista.
Por Eduarda Esposito — O deputado federal e candidato à presidência da Câmara dos Deputados Hugo Motta…
Da coluna Brasília-DF publicado em 21 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg Revelado o…
Os líderes de partidos mais conservadores se dividiram em relação aos reflexos políticas relacionados à…
Da coluna Brasília-DF publicado em 19 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…
Da coluna Brasília-DF publicado em 17 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com…
Da coluna Brasília-DF publicado em 15 de novembro de 2024, por Denise Rothenburg com Eduarda…