Categorias: GOVERNO LULA

A trava na reforma ministerial

Caio Gomez

O governo ainda não conseguiu fechar a reforma ministerial e a tendência é de mais um adiamento. O problema agora é que o governo não quer __ e acredita que não pode __ ceder o Ministério do Desenvolvimento Social justamente para o PP, partido de Ciro Nogueira, hoje adversário do atual ministro, Wellington Dias, no Piauí. Aliás, ontem, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, descartou a inclusão do MDS na reforma.  O deputado André Fufuca, líder do PP na Câmara, embora seja ligado ao presidente do partido, não é o problema, ele continua “nomeado” para o governo. Porém, o que os petistas dizem é que não dá para entregar o MDS comandado por Wellington justamente para o partido presidido por quem vive falando mal de Lula e do governo no Piauí, onde Ciro e Wellignton têm suas bases eleitorais.

O que está praticamente certo é a nomeação de Sílvio Costa Filho para Portos e Aeroportos, tirando um Ministério do PSB, aliado de primeira hora. O PP não quer Portos e Aeroportos, por isso, a preços da manhã desta sexta-feira, está descartada a entrega do MDS a Sílvio Costa Filho e Portos e Aeroportos ao PP. O Progressistas quer algo que tenha relação direta com os municípios.

A área de Portos e Aeroportos está sob o comando de Márcio França, um dos construtores da chapa Lula-Alckmin, que garantiu a vitória. Também não é algo que o PSB esteja satisfeito. O Republicanos preferia Esporte, mas, a pedido de Janja, Lula não vai tirar Ana Moser.

E, assim, a perspectiva nesta manhã é a de que a reforma fique para quando Lula voltar da África, na semana que vem. Nunca uma reforma ministerial demorou tanto e se mostrou tão intrincada. Para um presidente da República que está em seu terceiro mandato, as apostas eram as de que essa construção seria ser mais fácil.

Denise Rothenburg

Posts recentes

Tragédia no RS trava licenciamento ambiental de projetos

Por Denise Rothenburg — Diante da tragédia do Rio Grande do Sul, o Instituto Brasileiro…

3 dias atrás

Tragédia no RS ajudou governo Lula a manter o controle de emendas parlamentares

Por Denise Rothenburg — A tragédia no Rio Grande Sul ajudou o governo Lula a…

3 dias atrás

Um teste no Congresso sem cheque em branco para Lula

Coluna Brasília/DF, publicada em 9 de maio de 2024, por Denise Rothenburg A Comissão Mista…

5 dias atrás

Emergência climática precisa entrar definitivamente nas resoluções do poder público

Por Carlos Alexandre de Souza — Se é verdade que não é o momento de…

5 dias atrás

Tragédia no Rio Grande do Sul tem mil faces

Por Denise Rothenburg — A necessidade de agir rápido para tirar as pessoas dos locais…

7 dias atrás

Reforma tributária: dois pontos ainda geram desconfiança nos empresários

DENISE ROTHENBURG — Empresários levantam dois pontos que prometem causar polêmica na discussão dos projetos…

1 semana atrás