Bruno Dantas Ana Dubeux/CB

Presidente do TCU prevê a realização de um novo concurso para o órgão em 2023

Publicado em autorização, Concursos, Concursos Públicos, Distrito Federal, Governo federal, LDO, Lei Orçamentária, Nomeação, Tribunal de contas

Durante participação no Podcast do Correio, Bruno Dantas destacou a importância dos concursos públicos para o Brasil e prometeu empossar 150 auditores no próximo ano

Yasmin Rajab – O presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, anunciou que pretende realizar um novo concurso público para o órgão em 2023. Durante participação no Podcast do Correio, gravado na última sexta-feira (16/9), Bruno destacou a importância dos concursos para a evolução do Brasil.

Dantas irá assumir definitivamente a presidência do TCU em 14 de dezembro deste ano. Ele afirma que pretende incentivar os servidores do Estado através da realização de concursos públicos, com o objetivo de garantir a qualidade nas atividades oferecidas para a população.

“O serviço público ajuda o país. A qualidade do serviço público permite que a vida dos cidadãos melhore, porque muitas das coisas que precisam ser feitas no Brasil são através do serviço público”, afirmou.

Durante a entrevista, Bruno ressaltou que atualmente o Tribunal possui uma lacuna de 400 auditores, e anunciou que pretende realizar 150 novas contratações para acrescentar no quadro de pessoal.

“Esse ano queremos dar posse ao máximo de auditores que conseguirmos, pois temos uma lacuna de mais de 400 auditores, então 150 não dá pra nada. Quero empossá-los e já abrir outro concurso logo no meu primeiro ano de gestão para trazer essa nova geração com muita força de vontade que nos ajuda a enxergar novos horizontes”, acrescentou.

O último concurso do TCU foi realizado neste ano, com a aprovação de 300 auditores. Apesar do número de aprovados, apenas 40 serão empossados neste ano e outros 100 possivelmente serão chamados em 2023, devido à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

O ministro ainda argumentou que há uma demanda por novos funcionários que não foi sanada pelo governo durante os últimos anos, e esclarece que mais de 37 mil servidores se aposentaram nos últimos três anos.

Uma justificativa para a situação é a falta de recursos, porém o presidente em exercício alega que há “dinheiro para muita coisa. Se fosse prioridade é possível que teria também para concursos”. Ele explicou que vários fatores contribuem para a falta de concursos, como o teto de gastos e falha no planejamento estratégico no manejo de funcionários para setores prioritários.

Bruno Dantas aproveitou a participação para mencionar os benefícios dos certames para o país. “Sou a prova dos benefícios dos concursos. Cheguei a Brasília aos 19 anos e fui aprendendo a amar a cultura dessa cidade fantástica que vive e respira o funcionalismo público. Tanto que participei de mais de 20 concursos em diferentes setores e instâncias com muito sucesso. Minha história de vida está diretamente ligada ao setor público, então minha gestão não poderia ser diferente e gostaria de passar essa cultura para frente no TCU”.

Leia mais: Concurso INSS: Ministro assegura chamamento do cadastro de reserva

Concurso Detran-AP: especialista dá dicas de preparação para a prova

Professores oferecem aulas preparatórias gratuitas para concurso do Detran-DF

TRF garante vaga de candidata com TDAH para ingresso no concurso da Caixa