Detran AP Detran AP/Divulgação

Concurso Detran-AP: especialista dá dicas de preparação para a prova

Publicado em autorização, Concursos, Concursos Públicos, Detran, Dicas de estudo

O concurso oferta 536 vagas para cargos de nível superior e nível médio

Yasmin Rajab — O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) está com as inscrições abertas para o concurso público com a oferta de 536 vagas para cargos de nível superior e nível médio. Do total de chances, 66 são para contratação imediata e 470 oportunidades são para formação de cadastro reserva.

Para te ajudar a conquistar uma das vagas, o diretor de mentoria e coaching do Gran Cursos Online, Fernando Mesquita, listou os principais pontos do edital e deu dicas para quem está se preparando.

As provas objetivas devem ser aplicadas no dia 11 de dezembro de 2022. Segundo Fernando, o tempo até as provas é suficiente para que o candidato se prepare, já que os conteúdos não são tão complexos. O professor recomenda que àqueles que tiverem a possibilidade de fazer as provas de nível médio e superior aproveite para realizar os dois exames. Isso porque as provas acontecerão em horários diferentes, e essa é uma boa estratégia de treino. Porém, o ideal é que o candidato escolha em qual prova focar para direcionar os seus estudos.

Confira outras dicas para o certame:

1. A estrutura da prova objetiva é composta por: 75% de conhecimentos específicos e 25% de conhecimentos gerais. Por isso, o ideal é que o candidato dedique mais tempo de preparação às disciplinas de conhecimentos específicos, que podem garantir mais pontos. Uma boa estratégia é replicar esses percentuais na hora do estudo.

2. Para quem vai fazer a prova de nível superior, serão cobrados quatro estudos de caso, valendo até 25 pontos cada e o candidato deve ter, no mínimo, 50% dos pontos. Por isso, é importante se dedicar muito a essa parte. Treinar a escrita, elaborar tópicos e escrever sobre eles é uma boa prática nesse sentido.

3. O conteúdo básico da prova objetiva (português e raciocínio lógico) é o mesmo para todos os cargos (a proporção é de 19% das questões de língua portuguesa e 6% de raciocínio lógico). Mas, na prática, o que muda é a aplicação nas questões e o grau de dificuldade.

4. Sobre o curso de capacitação, que preocupa muitos candidatos: não é preciso se preocupar pois a finalidade do curso não é eliminar o candidato, mas garantir que o ele tenha as características mínimas necessárias para ser aprovado.

5. Como são poucos conteúdos na parte específica, o ideal é que o candidato estude todo o conteúdo, e há tempo pra isso. Então, nesse momento, manter o foco é fundamental.

6. A parte objetiva de Raciocínio Lógico inclui conteúdos de estatística, o que não é tão comum e pode ser um pouco mais complicado. Mas, como são poucas questões, não há motivo para se preocupar tanto.

7. Para os estudos de legislação é recomendável que o candidato dedique cerca de 20 minutos distribuídos ao longo do dia. Não é uma boa estratégia estudar esse tipo de conteúdo por horas seguidas.

8. O candidato pode resolver questões da FCC, mas também é bom dedicar um tempo às questões de outras bancas. Essa prática ajuda a ter uma percepção de como o conteúdo é cobrado. O ideal é distribuir as questões da seguinte forma: 80% FCC e 20% outras bancas.

Os aprovados na seleção receberão os salários entre R$ 3.048,23 a R$ 6.830,76. As inscrições podem ser feitas no site da Fundação Carlos Chagas (FCC), banca examinadora, até o dia 10 de outubro.

Confira o edital completo clicando aqui.

Leia mais: Professores oferecem aulas preparatórias gratuitas para concurso do Detran-DF

TRF garante vaga de candidata com TDAH para ingresso no concurso da Caixa

Governo de Goiás divulga banca do concurso da Semad-GO

PCDF divulga especialidades dos cargos da carreira administrativa