AGU/Reprodução

Advocacia-Geral da União (AGU) contrata banca organizadora do novo concurso

Publicado em autorização, Carreira judiciária, Concursos, Concursos Públicos, Distrito Federal, DOU

O próximo concurso público da Advocacia-Geral da União já possui banca organizadora definida. Segundo o extrato de contrato publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (14/12), o Cebraspe será o responsável por organizar o certame.

Com o contrato firmado entre a banca e a AGU, o edital pode ser publicado a qualquer momento. O certame irá ofertar vagas de preenchimento imediato e para formação de cadastro reserva.

Os cargos serão destinados para a área jurídica, abarcando as carreiras de advogado da união, procurador da Fazenda Nacional e procurador federal fundamento legal. Para tomar posse dos cargos, é necessário ter concluído curso de ensino superior em direito e estar regularmente inscrito como advogado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

No início deste mês, o procurador da Fazenda Nacional Murilo Avelino informou que a publicação do edital está prevista para dezembro. No total, serão ofertadas 300 vagas, sendo 100 para cada carreira.

Último concurso

Realizado em 2018, o concurso público da AGU ofereceu 100 vagas para ensino superior nas carreiras de administrador (48), analista técnico-administrativo (10), arquivista (2), bibliotecário (1), contador (32), técnico com assuntos educacionais (2) e técnico em comunicação social (5). O edital contou com remuneração inicial de R$ 6,2 mil.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório, com questões sobre: língua portuguesa; raciocínio lógico; noções de informática; conhecimentos gerais e conhecimentos específicos.

Os candidatos passaram também por prova discursiva, que na ocasião foi uma dissertação a respeito de um dos temas do conteúdo programático de conhecimentos específicos.