Secretário de Educação de MG: “Um novo edital está sendo preparado pela SEE e Seplag”

Publicado em Concursos, Concursos Públicos, Sem categoria

São previstas 20 mil vagas para o 1° semestre de 2023

O Secretário de estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, informou que um novo concurso está sendo preparado pela SEE e Seplag. Segundo Alvarenga, serão ofertadas 20 mil vagas para o 1° semestre de 2023. O anúncio foi feito durante reunião na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na última segunda-feira (12/12).

Ele também enfatizou que, ao longo de 2022, foram nomeados mais de 6 mil servidores. Os aprovados são referentes ao concurso público realizado em 2017 e ainda vigente.

Núcleo de estudos já formado

Em outubro, foi publicada no Diário Oficial do estado de Minas Gerais a resolução que dispõe sobre a formação Núcleo da Secretaria de Estado de Educação com a
finalidade de subsidiar o planejamento do novo certame da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG).

O núcleo de estudos é composto por membros das subsecretarias de Gestão de Recursos Humanos, de Administração, Desenvolvimento da Educação Básica, Articulação Educacional e Estratégica.

Último concurso

A última seleção foi realizada em 2017. O último lote de nomeações de professores deste certame foi divulgada em 2021. À época mais 1.000 profissionais foram contemplados com esta chamada. O certame era para provimento de Professor de Educação Básica (PEB) e as vagas abrangiam 123 municípios de 34 Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

Devido às consequências pela pandemia de covid-19, as nomeações haviam sido paralisadas e voltaram a ser realizadas em janeiro de 2021, quando os indicadores epidemiológicos demonstraram reduções consideráveis e o prazo de vigência foi prorrogado para 2022.

*Estagiária sob supervisão de Vinicius Nader