Pirenópolis se prepara para receber a terceira edição do Wine Jazz Piri, evento que enaltece a vitivinicultura do Centro-Oeste. Com início nesta quinta-feira (15/5) e seguindo até domingo (18) no Espaço Cultural Santa Dica, a feira terá a apresentação de mais de 100 rótulos do Brasil e do mundo. A abertura está marcada para as 18h com show de Marcelo Maia Quarteto.
“Estamos vendo evoluir a vitivinicultura em pleno Centro-Oeste brasileiro, com vinhos novos e que já são reconhecidos internacionalmente. Esse evento vai além da celebração da cultura do vinho, ele foi idealizado para fortalecer a cadeia produtiva do vinho e tudo que é referência para ela, como a produção artesanal de salumeria e queijos artesanais de nossa região, explica Ricardo Trick, idealizador do Wine Jazz Piri.
O evento conta com apoio do Governo de Goiás, por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo). “Nós como órgão de fomento ao turismo temos que ajudar a promover iniciativas que contemplam a produção goiana, como forma de atração turística, como é o caso dos produtos da Rota dos Pireneus, que enriquecem a experiência de todo turista que visita nossas cidades históricas”, explica o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral.
Programação paralela

O público do Wine Jazz Piri poderá optar por participar de harmonizações como parte da programação paralela do evento, que serão oferecidas dentro e fora da Arena Wine Jazz. Na sexta-feira (16) a sommelier brasiliense Etienne Carvalho comanda a degustação de charutos com vinhos às 19h30, no Espaço Pílulas do Vinho, na Arena Wine Jazz, que vai receber uma programação diária voltada para o público interessado em se aprimorar em degustação de vinhos.
No sábado (17), às 15h, a Arena Wine Jazz recebe a sommelier Tati Tomain para falar sobre como o terroir influencia no estilo dos vinhos produzidos. Às 17h30, Etienne Carvalho oferece uma nova degustação de charutos e vinhos. Às 18h, Tati Tomain e Ariana Ribeiro, da C´Alma Chocolates, fazem harmonização de vinhos com chocolates artesanais; e no domingo (18), ocorre um almoço com leitão caipira, harmonizado com vinho. Intitulado Terroir Porco, a degustação irá apresentar o resgate do porco da raça piau, finalizado sua engorda com os bagaços das uvas e da cevada utilizadas na fabricação dos vinhos e de cervejas artesanais, cedidos pelos produtores de ambos da região de Pirenópolis.
Além da Arena Wine Jazz, parte da programação paralelas será em hotéis e restaurantes da cidade. No sábado (17), às 10h30, a Villa do Comendador vai receber o sommelier Felipe Prigol, da My Winery, para uma degustação orientada em cinco etapas, à beira da piscina. Às 11h, a salumeria artesanal Bottega Agrícola, que integra a Rota dos Pireneus, vai unir forças com a My Winery para promover degustação de produtos artesanais com vinhos da coleção Cerrado da importadora, no Restaurante Romaria; e às 17h, o Restaurante Tutto promove uma degustação de produtos artesanais da Bottega Agrícola na varanda voltada para a Igreja Matriz de Pirenópolis.
Em uma ação inédita no evento, renomados restaurantes da cidade (Haikai, Bistrô de Fogo e Empório da Rua) incluíram na programação experiências harmonizadas que serão oferecidas durante os quatro dias do evento. O público que estiver na cidade, poderá optar por almoço em cinco etapas de comida japonesa, ou mesmo jantar em 3 etapas. (Confira a programação completa a seguir).
SERVIÇO
Wine Jazz Piri 2025
De 15 a 18 de maio (quinta a domingo)
Espaço Santa Dica – Rua da Aurora – Pirenópolis

