Quando surgiu o Vinum Brasilis, idealizado por Petrus Elesbão há quase 20 anos, os vinhos podiam ser classificados em bom ou ruim, leve ou encorpado, caro ou barato, importado ou nacional. De lá para cá, a produção, o mercado e o consumo evoluíram e se sofisticaram tanto que agora tem de se levar em conta também se o rótulo é tradicional, orgânico, biodinâmico ou natural. Isso você vai poder comprovar no dia 11 de novembro quando abrirem as portas do Salão Millennium da Ascade para dar início à 17ª edição da maior feira de vinhos brasileiros do país.
São cerca de 40 vinícolas – o maior número até agora desde a primeira em 2004 –, que trazem mais de 200 rótulos nacionais para degustação e compras, entre espumantes, tintos, brancos e rosés além de produtos do terroir brasileiro, como queijos, embutidos, sucos e cafés. Os visitantes poderão ter contato direto com produtores, enólogos e outros especialistas de mercado.
E poderão provar os vinhos campeões, escolhidos por um júri de profissionais que deu a medalha de ouro a dois espumantes: Lirica Crua Nature das vinícola Hermann e o rosé brut da Panizzon. Na categoria vinho tinto ganhou ouro o Gran Lovara Blend 2020.
O evento será nos dias 11 e 12 de novembro das 18h às 22h. Ingressos à venda no local. Telefones: 3443-8996 e 99806-3127.