Como tem feito desde 2012, o chef do Taypá, Marco Espinoza, convoca a cada ano um colega para elaborar cardápio, que é executado a quatro mãos por ele e pelo chef convidado. Nesse semestre, a escolha recaiu sobre Renato Carioni, chef do paulistano Cosí, que já ganhou prêmio como melhor restaurante italiano de São Paulo. Além de amigos, os dois chefs se tornaram sócios na segunda operação do Lima Restobar, que abrirá as portas na capital paulista, em novembro. A nova casa ocupará a esquina da Bela Cintra com Alameda Lorena, nos Jardins.
Aqui, o menu será servido por três dias — de terça a quinta próximas — no almoço e no jantar do Taypá por R$ 130 ou R$ 200, se você aceitar a harmonização sugerida pelo sommelier-empresário Marcos Rachelle, da Videira Vinhos.
Começa com carpaccio de polvo, molho de grana padano, toques de azeitona, tomate seco e crocante de limão assinado por Espinoza harmonizado com Paranal Sauvignon Blanc chileno. Prossegue com um clássico de Carioni, que é o ovo mollet (de sete a 10 dias) com vichyssoise, mascarpone trufado e escalope de foie gras e Chardonnay argentino Aniello 006.
O chef da casa propõe, como principal, trilha grelhada, escabeche com pimentas, purê de berinjela e presunto parma torrado e crocante, enquanto o chef convidado oferece tortelli de pato ao molho de laranja e amêndoas laminadas. No primeiro prato, o vinho é um Pinot Gris alemão e no segundo, Catalpa Pinot Noir argentino.
De sobremesa, construções irresistíveis como a torta de maçã com biscoito bretão e caramelo por Renato e peras, chichas e biscoito de quinoa de Marco. Ambos acompanham Tabali Late Harvest chileno. Reservas pelo telefone: 3248-0403.