O Rio Grande do Sul vai receber quarta, quinta e sexta-feiras a terceira edição da Wine South America (WSA), maior e principal feira profissional de vinhos da América Latina, que se realiza em Bento Gonçalves, considerada a capital do vinho brasileiro, cujo nome é uma homenagem ao principal líder da Guerra dos Farrapos, como ficou conhecido o conflito regional. Mais de sete mil visitantes deverão passar pelos corredores da feira, que após dois anos da pandemia, retoma o formato presencial.
Mais de 300 marcas de países que tem tradição na produção de vinhos, como Itália, Argentina, Chile, Brasil, Uruguai, Portugal, Espanha e França, além de terroirs promissores, como Macedônia, Geórgia e Eslovênia estarão expostas. A ideia é “reunir público qualificado e promover negócios”, resume Marcos Milanez Milaneze, diretor da WSA, que é direcionada a profissionais do segmento: importadores, exportadores, distribuidores, atacadistas, supermercados, bares, restaurantes, hotéis, lojas especializadas, sommeliers e varejistas.
Destaque italiano
A Itália será representada por cerca de 120 rótulos trazidos por importadores, além de outros 70 vinhos ainda inéditos apresentados por 18 vinícolas do país europeu, que desembarcam aqui pela primeira vez. A participação é coordenada pela ITA- Italian Trade Agency, responsável pela vinda do master of wine da Itália, Gabriele Gorelli, que conduzirá masterclasses.
O evento contará com a presença do embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello. Entre os principais vinhos italianos que os brasileiros apreciam estão rótulos da Toscana, Puglia, Emilia Romagna, Sicília, Veneto, Piemonte e Abruzzo. Além disso, começam a ganhar espaço vinhos do Friuli, Campania, Umbria, Trentino Alto Adige e Marche.
Mais informações e ingressos nos sites: www.winesa.com.br e www.winesa.com.br/visitante/ingressos.