Este ano a cozinha brasileira será tema de carnaval. Pela primeira vez, uma escola do Rio de Janeiro, a União da Ilha do Governador, vai juntar o sabor das panelas e o samba no pé para contar a aventura dos hábitos alimentares com o tema Brasil Bom de Boca. Será a terceira escola a desfilar nesta segunda-feira, na passarela do samba, com 3.200 componentes, 29 alas, cinco carros alegóricos e mais 100 cozinheiros brasileiros de todas as regiões do país.
Inspirado na obra do antropólogo, museólogo e professor Raul Lody, o carnavalesco Severo Luzardo desenvolveu a temática e promete um passeio pelas influências e pelas culinárias de norte a sul do Brasil. Encerra o desfile da União da Ilha o carro Botequim, que traz a velha guarda da escola, o chef Claude Troisgros, principal homenageado, e outros chefs, que atenderam a convocação de Flavia Quaresma para prestigiar o desfile.
Estarão no carro Erick Jacquin, Emmanuel Bassoleil, Danio Braga, Roberto Ravioli, Roberta Sudbrack, Guga Rocha, Kátia Barbosa, Bel Coelho, Vitor Sobral, Janaina Rueda, Ana Luiza Trajano e Thomas Troisgros entre outros do eixo Rio-São Paulo. Brasília será representada por Agenor Maia (Eat Olivae); Minas, por Leo Paixão; e Pernambuco, por Cesar Santos. Também participam Wanderson Medeiros (Alagoas); Onildo Rocha (Paraíba), Daniela Martins (Pará) e Denise Rohnelt (Roraima).
Conheça o refrão: “Vem provar o sabor desse meu carnaval/ Eu sou a Ilha, sou o prato principal/ Vou deixar água na boca/ Provocar uma vontade louca”