japao

Feira do Japão terá de gastronomia típica a homenagem a vítimas da covid-19

Publicado em Restaurantes Japoneses

Quem quiser lembrar vítimas da pandemia poderá fazer oficinas de barquinhos de papel. Para os glutões, o menu vai de lámen a bolinho de arroz

Quem se aproximar do Lago Paranoá no entardecer de domingo, 7 de novembro, na altura da península da QI 16 Norte, vai se enternecer com a visão de centenas de lamparinas flutuantes lançadas à água em homenagem às vítimas da pandemia. Trata-se da cerimônia Tooro Nagashi, de inspiração budista, que será realizada pela segunda vez numa iniciativa da comunidade japonesa, conhecida pela harmoniosa cultura, excelência culinária, variedade floral e avançada tecnologia.

Tudo isso estará presente na Feira do Japão 2021 que, por três dias, transformará o Clube do Congresso no mais bem acabado espaço do país do Sol Nascente. Nele, o público interessado em prestar tributo a amigos ou parentes falecidos poderá participar de workshop
para a confecção do barquinho, em madeira e papel, no qual colocará uma vela acesa antes de lançá-lo com a intenção de que a lanterna ilumine o caminho de retorno de suas almas. Esta é a parte que alimenta o espírito. A que nutre o estômago não foi esquecida. Pelo contrário, haverá inúmeras preparações com o melhor da culinária oriental.

Cardápio

Yakissoba, sashimis, tempurás, gyoza, oniguiri (bolinho de arroz), karague (frango frito) e tonkatsu (lombo de porco empanado), além de doces como manjus, mochis, dorayakis e taiyaki , à base de arroz e recheio de feijão azuki, farão parte do cardápio executado por
nomes tradicionais da gastronomia japonesa. Como a chef-restauratrice Rosa Takematsu que comparece com os quatro filhos: Miwa, Jan, Mey e Nowan – afinal o clã toca três Donburi no Setor Bancário Sul, Águas Claras e Guará.

tempurá

Popular no Japão, outra receita que ganhou o mundo é o lámen. Nada mais reconfortante do que abraçar uma tigela de macarrão imerso em um caldo untuoso. Tem como marca registrada a complexidade de sabores proporcionada pelo shoyu que pode vir com carne de porco, shimeji ou frango. Alguns segredos no preparo de delícias nipônicas, como tempurá, soba, musse de matchá e até chá verde, serão compartilhados gratuitamente pelo chef da residência do embaixador do Japão, Kazumine Nohara. Basta fazer a inscrição no estande da embaixada 10 minutos antes da oficina. Sorvetes artesanais com sabores orientais de wasabi e matchá, entre outros, também estarão à venda.

Organizada pela Federação das Associações Nipo-brasileiras do Centro-Oeste (Feanbra) e com apoio da Embaixada do Japão, a feira vai funcionar dias 5, 6 e 7 de novembro, das 9h às 21h. Os ingressos saem a R$ 20 e R$ 10 (meia) pelo Sympla.